Leitura dos dias III – LER, VER e OUVIR a VIOLÊNCIA para aprender a NÃO VIOLÊNCIA
Objetivo
- Contribuir para a responsabilidade, a valorização do trabalho, a consciência de si próprio e a
participação na sociedade que nos rodeia;
- Contribuir para formar pessoas autónomas , responsáveis e cidadãos ativos;
- Contribuir para fomentar o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser num mundo multicultural
- Desenvolver diferentes literacias;
- Desenvolver competências no domínio do Ver, do Ouvir e do Ler para conhecer;
- Apoiar o desenvolvimento curricular;
- Desenvolver competências de comunicação e expressão em língua materna e em língua estrangeira;
Número de participantes
33 turmas ; 33 professores
Descrição
Durante a iniciativa « leitura dos dias III decorreram diversas atividades:
- Exposição na BE de uma seleção de imagens e recortes de revistas sobre os vários tipos de violência e trabalhos de várias turmas.
- Performances e interpretação de poemas acompanhados por música ao vivo interpretada por alunos
- Roda de leitura de textos e vídeos dos media sobre a violência no mundo e reflexão partilhada na BE
- Visionamento de filmes alusivos ao tema em sala de aula seguido de reflexão partilhada
- Roda de reflexão partilhada (BE)
- Construção de um mural colaborativo no PADLET sobre o tema da violência presente nos MEDIA (sala de aula)
- Onde um filme, um livro, uma música nos pode levar e roda de reflexão partilhada (BE e Palco) a partir do livro « Um novo país para AZZI»
- Produção de um vídeo sobre violência em sala de aula
- Construção de origamis com propostas de filmes que tratam a temática da violência no Mundo e de casos específicos de violência.
- Trabalhos de desenho e pintura
- Mostra na BE de recursos alusivos ao tema em espaço próprio escolhidos pela equipa ( para ler, ver e ouvir +)
- Visualização de um documentário “Príncipes do nada”- O papel da ONU na promoção da igualdade de género
- Recortes de notícias de jornais e posterior leitura dos mesmos.
- Construção de dois murais no Padlet sobre o tema da não violência em língua francesa
- Ornamentação da “Árvore da paz e da Não violência”
- Criação de um cartaz
- Produção de um vídeo: “Violência na escola não, não, não”!- Música: Minueto de Luigi Boccherini, com letra adaptada ao tema.
- Identificação, recorte, leitura na imprensa escrita de notícias relativas a situações de violência. No final de cada leitura fez-se o comentário crítico debatendo-se algumas situações ali expostas. Após se falar da violência entre alunos dramatizaram-se 3 situações de violência: verbal, gestual e verbal/física. Os alunos realizaram trabalhos icónicos e escritos.
- Leitura e exploração de histórias e realização de atividades no âmbito da expressão plástica e musical
- Visualização e exploração de um powerpoint sobre vários tipos de violência, de um pequeno filme sobre Bullying e leitura de um poema alusivo ao tema. As turmas fizeram depois a representação gráfica e/ou escrita do que viram, ouviram ou leram.
https://goo.gl/photos/ygBtuyjBJKUubopbA
https://goo.gl/photos/eXxKVckKisnFa9SW6
https://goo.gl/photos/ZtBqqYfvbSykiT119
https://goo.gl/photos/m6oD3aYH5HRM5bsR8
https://goo.gl/photos/pFVz5EyvqANfkT6a6
https://goo.gl/photos/VkL9vCnJDQiKhtvU6
https://goo.gl/photos/FvqmzHG1e8hWyDBCA
|
Avaliação/impacto
Pontos positivos:
Fomentar a visibilidade de trabalhos feitos por alunos num local dinâmico e transversal (BE)
Proporcionar o debate e a reflexão sobre um tema atual e abrangente
Pontos a melhorar
Maior aplicação no quotidiano por parte dos alunos do que aprendem nestas atividades
|