Objetivo
Promover hábitos de vida saudáveis.
Incentivar o empreendedorismo, a autonomia e o trabalho de equipa
Incutir práticas de solidariedade.
Motivar para a alimentação saudável
Reduzir o impacto ambiental do evento
Consolidar conhecimentos no âmbito da literacia mediática
Número de participantes
3200Descrição
No dia 11 de novembro, no Colégio Marista de Carcavelos, toda a comunidade educativa foi convidada a celebrar o Magusto.
Neste dia, de manhã decorreu o corta-mato, com vista a promover hábitos de vida saudáveis.
Pelas 14 horas, os Delegados de cada Turma (Delegados de Turma, de Cultura, de Desporto, de Pastoral, de Cultura e Delegados Ecossociais) participaram no hastear da Bandeira Verde. Contámos com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede, que recebeu um convite redigido pelos alunos do 8º ano.
De tarde, todas as turmas do 2º e do 3º ciclos e também do secundário (num total de 45 turmas) vendem sobretudo comida, e com o dinheiro que conseguem, apoiam projetos como a HELPO, Um pequeno Gesto ou a APAV. Pretende-se, deste modo, incrementar o empreendedorismo, a autonomia e o trabalho de equipa, e sobretudo incutir práticas de solidariedade. Com o intuito de motivar para a alimentação saudável e de reduzir o impacto ambiental do evento, organizou-se o Concurso “A bancada mais sustentável”, cujo regulamento é aqui apresentado.
Concurso “A bancada mais ecologista” – Tópicos do regulamento:
1 – Evitar talheres descartáveis;
2 – Vender alimentos mais saudáveis/ de preferência sazonais/ que não impliquem o uso de plásticos descartáveis para o acondicionamento ou para serem servidos;
3 – No final da festa, entregar os alimentos que não foram vendidos, no refeitório, para serem canalizados para o ReFood (até às 17h15, hora de recolha dos produtos pela ReFood).
4 – Colocar tampas e embalagens plásticas de acondicionamento de alimentos em sacos próprios. Entregar no refeitório, para acondicionar os alimentos para a ReFood;
5 – Separar os 3 tipos de lixo, usando os ecopontos de forma adequada;
6 – Assegurar a limpeza do espaço da banca;
7 – Promover a consciência ecológica na venda.
Desafiamos todos – alunos, funcionários e professores, a aderir ao slogan e ação:
Traz o teu copo!, com a finalidade de evitar o uso de copos de uso único e a consequente produção de resíduos plásticos.
Os alunos tiveram oportunidade de participar em jogos Eco-Escolas, dinamizados por professoras, também no pátio central, local onde decorreram as vendas solidárias.
A cobertura mediática do evento foi assegurada pelos alunos do 8º ano, que contaram com a ajuda da Medialab – equipa pedagógica do Diário de Notícias. Os alunos fizeram entrevistas, redigiram notíciais e realizaram “vox-pop”, para registar as ações sustentáveis deste dia, tão importante para a comunidade marista
Avaliação/impacto
Melhorou-se a qualidade dos produtos vendidos nas bancas solidárias (alimentos mais saudáveis)
Diminuiu-se substancialmente o recurso a recipientes e talheres descartáveis
Aspeto a melhorar: verificou-se ainda muito lixo espalhado pelo chão e falta de separação correta do lixo.