Objetivo
Sensibilizar a comunidade escolar para hábitos alimentares saudáveis;
Sensibilizar a comunidade, direta e indiretamente, para a relação alimentação saudável / prevenção de doenças como o cancro ( semana da onda rosa)
Criar oportunidade de experimentação de novos alimentos considerados saudáveis pela OMS, através
Desenvolver a literacia científica, literacia da informação e literacia da leitura
Criar oportunidades para a reflexão sobre a necessidade da produção alimentar no mundo
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
Criar oportunidades para a participação da comunidade escolar em geral e dos alunos em particular na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
Criar oportunidades de desenvolvimento da capacidade de aprender, base da educação e formação ao longo da vida.
Criar oportunidades para desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo.
Criar oportunidades para que os alunos mobilizem valores e competências que lhes permitam intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas
Criar oportunidades para que a comunidade escolar reflita sobre os objetivos da Agenda 2030
Criar oportunidades para que se desenvolva a transversalidade assente no pressuposto de que cada área curricular contribui para o desenvolvimento de todas as áreas de competências
Contribuir para as metas do PE , para os objetivos dos PAT, para o plano estratégico para o sucesso e para o desenvolvimento do PATBE
Concretizar em ações o referencial « Aprender com a BE»
Número de participantes
895Descrição
Atividade 1 – « Mais vale prevenir» – A Biblioteca escolar em parceria com coordenadores de outros projetos fez uma mostra/prova de produtos recebidos como prémios , no âmbito do desafio Alimentação Saudável e Sustentável, no Encontro em Mafra. Durante o dia, os alunos voluntariamente provaram os alimentos «alternativos e mais saudáveis» que podem substituir alimentos com açucares, sal e gordura a mais. A iniciativa da mostra/prova foi associada à iniciativa da Liga Portuguesa Contra o cancro « Onda Rosa». Ao ver os laços rosa colocados no espaço da mostra e do título dado à atividade« mais vale Prevenir» os alunos questionaram e foram alertados para a importância da alimentação na prevenção de determinadas doenças, entre as quais figura o cancro da mama.
2) Algumas turmas fizeram pesquisas, na BE, sobre a reutilização de restos alimentares em novos pratos e novas ementas saudáveis. Esta iniciativa permitiu abrir horizontes sobretudo para famílias mais carenciadas que podem aprender a reaproveitar e sobretudo a rentabilizar mais como produto alimentar o que a terra dá. A BE adquiriu um livro chamado « Cascas, talos, folhas» . Os alunos vão, agora, elaborar receitas ( no âmbito do currículo de Português) de reaproveitamento de restos e de plantas e que usem aromáticas para diminuir sal e açúcar. Dessas receitas será oportunamente feito um ebook.
Avaliação/impacto
O impacto verificou-se ao nível da adesão aos novos sabores , na disponibilidade para provar e ter opinião critica.
A visibilidade dos produtos foi muito grande. Registamos que alguns alunos quiseram saber onde podiam adquirir determinados produtos que não eram usados em casa e de que gostaram. Alguns deram conta que as famílias já consumiam alguns alimentos «alternativos » e outros que após a prova e a conversa com os pais passaram a usar esses produtos ( ex. manteiga de amendoim, biscoitos caseiros sem farinha e sem açúcar, alguns tipos de fruta , leite de soja etc.)
Os alunos implicados na pesquisa sobre reutilização de restos revelaram um grande desconhecimento sobre o assunto e uma grande vontade de descobrir e transmitir às famílias algumas ideias que consideraram boas. Comprometeram-se, ainda, a experimentar a confeção de pratos com os pais e registar para divulgar.