Objetivo
Depois do Conselho Eco-escola onde estiveram representados todos os conselheiros, foi aprovado um plano de ação que integra, entre outras iniciativas, a construção de estruturas no espaço exterior para trabalhar a terra com as crianças, articuladamente com o currículo.
Dentro dos temas da biodiversidade e da alimentação saudável, docentes da escola e pais conceberam um projeto para os pedaços de terra que há no espaço exterior da nossa escola. Todos os outros temas, água, resíduos e energia farão parte das nossas preocupações, de forma integrada.
Assim, são objetivos deste projeto da horta escolar:
- criar espaços para semear e plantar: legumes, leguminosas, ervas aromáticas, frutos, tubérculos, flores;
- criar estruturas com matérias reutilizáveis: tubos, paletes e outros;
- criar divisórias e elementos decorativos com materiais de desperdício: garrafas pet, pacotes de leite e outros;
- pensar em recipientes para as plantas que permitam o aproveitamento das águas da chuva;
- conceber espaço e estruturas para a compostagem ou vermicompostagem;
- animar estes espaços com estruturas sonoras para que as crianças possam usufruir do enquadramento natural com recriação de ambientes sonoros, aproveitando as forças existentes como o vento e a água.
Número de participantes
20Descrição
No sábado, dia 17, pais, avós, crianças lançaram mãos à Horta! Para a implantação da horta previram-se pequenas áreas, definiram-se os espaços a serem utilizados e o tipo de produção pretendida. Os pais e outros familiares limparam a terra, trabalharam-na com enxadas, construíram estruturas para sementeiras. As crianças pintaram e estamparam um painel que foi previamente preparado para angariar a colaboração de todos. O trabalho cooperativo foi o lema, uma vez que quando pensamos em conjunto semeamos muito melhor!
Avaliação/impacto
O impacto foi muito positivo, uniu as pessoas num objetivo comum: o de contribuir para proporcionar uma educação de qualidade às crianças, fazendo-as sentirem-se co construtoras de um planeta mais sustentável. Um dos familiares envolvidos, um avô, na sequência desta atividade ofereceu-se para dinamizar um workshop sobre como semear e plantar. Vamos agendar!