Objetivo
- Incentivar a mobilidade sustentável e o contacto direto com a Natureza;
- Sensibilizar e educar os alunos envolvidos para a necessidade de preservação da floresta, valorizando o nosso património natural;
- Contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais;
- Visualizar diferentes espécies de plantas e animais do território português (autóctones) existentes no percurso.
Número de participantes
330Descrição
Cumprindo-se a tradição, realizou-se no dia 17 de março, a XVª edição da Marcha de Montanha do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sabrosa, dinamizada pelo grupo de Educação Física e Departamento de Expressões. Neste ano letivo, a Marcha iniciou-se na escola sede do Agrupamento e terminou em S. Domingos de Provesende, aldeia vinhateira do nosso concelho.
O percurso, com uma extensão aproximada de 10 km, fez-se predominantemente por caminhos de terra batida e meio da floresta evitando assim as estradas nacionais e municipais, alvo de alguma perigo para os alunos. Durante todo o trajeto foi possível observar e fotografar espécies de árvores e arbustos autóctones, realizar uma sensibilização para a conservação da natureza, pelos alunos do 6ºA, através de mensagens da sua autoria afixadas nas costas das camisolas e disfrutar da indescritível beleza paisagística do percurso.
Chegados a S. Domingos, os participantes usufruíram de um almoço especial, confecionado no local, e que incluiu alguns alimentos/temperos da Dieta Mediterrânica e gelatina com fruta como sobremesa.
Durante a tarde foi apresentada uma pequena dramatização por alguns alunos do 6ºA designada “Papelinho e Papelão”. Decorreu também a atuação do Clube de Dança que, em colaboração com o Eco-Escolas e o Clube Eco-Arte, coreografou e dançou a música “A Floresta” do álbum “Planeta Limpo” de Filipe Pinto e outras músicas que animaram e puseram todos a dançar. Também os alunos do 5ºB plantaram dez árvores autóctones, da espécie Quercus Robur (carvalho alvarinho), com o patrocínio da Câmara Municipal de Sabrosa, que ofereceu as árvores e organizou toda a logística para a sua plantação. Os alunos do curso profissional de Multimédia realizaram a reportagem fotográfica e vídeo de toda a atividade.
Avaliação/impacto
Esta atividade foi aquela que registou maior adesão/participação da comunidade educativa das realizadas no presente ano letivo no Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Sabrosa.
Participaram nesta atividade alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e a CPCJ de Sabrosa, num ambiente de alegria e salutar convívio.
Foi um excelente atividade para promover o contacto com a Natureza, a importância da sua conservação e fazer a sensibilização para a sustentabilidade dos recursos naturais do concelho.
A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa, da Guarda Nacional Republicana de Sabrosa, dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa, dos Bombeiros Voluntários de Provesende, da Paróquia e da Junta de Freguesia de Provesende, a quem a organização agradece pela disponibilidade e colaboração.