Objetivo
No âmbito da promoção da biodiversidade, regularização do ciclo da água e proteção dos solos, os alunos do Colégio São José de Bairros com o apoio do Lousada Ambiente e as professoras de Ciências Naturais, procederam à instalação de uma minifloresta Autóctone numa zona estéril do Colégio.
Desta forma, os jardins do nosso Colégio ficaram mais bonitos, protegidos e ricos.
Este foi o primeiro passo na instalação de uma comunidade ecológica.
Juntos contribuímos para a melhoria do ambiente a nível local.
Obrigada a todos os envolvidos.
Número de participantes
70Descrição
O Município de Lousada, através do programa Lousada Ambiente, ofereceu 59 espécies de plantas autóctones ao Colégio São José de Bairros.
Os alunos do 5º, 6º e 8º anos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do programa Eco-Escolas e com a colaboração do biólogo Pedro Sá, do programa Bioescola, procederam à instalação de uma minifloresta autóctone, numa área dos jardins do Colégio, com grande inclinação e totalmente desprovida de vegetação.
Com o objetivo de fixar o talude, promover a biodiversidade ambiental e contribuir para o embelezamento dos espaços exteriores, os alunos plantaram:
- 3 carvalhos-alvarinhos
- 2 carvalhos-negrais
- 20 pilriteiros
- 3 alecrins
- 4 alfazemas
- 3 gilbardeiras
- 3 adernos
- 18 medronheiros
- 3 lentiscos-bastardos
Após a plantação devidamente orientada, os alunos procederam à rega e vigilância da minifloresta.
Avaliação/impacto
Esta atividade tem um impacto extremamente positivo e significativo não só a nível individual de cada participante mas em toda a comunidade educativa.
Plantar uma árvore tem um enorme valor ecológico, plantar 59 arbustos e árvores tem um valor ecológico extremamente rico para o meio ambiente e para todos os cidadãos e cidadãs.
Excelente iniciativa.