Objetivo
O projeto desafio tinha como objetivo a realização de um estudo artístico para um mural urbano, visando a aplicação de diferentes técnicas de representação visual e artística em suportes de grandes formatos utilizando o trabalho colaborativo e participativo. a arte desempenha um papel crucial na promoção da ação climática, servindo como uma ferramenta poderosa para sensibilizar, inspirar e mobilizar as comunidades em prol da sustentabilidade ambiental.
Os murais desempenham um papel crucial no “artivismo pró-clima” (como muitos autores e artistas têm denominado este conceito que associa a “arte” +” ativismo”), uma vez que alcançam grande visibilidade e impacto em virtude da sua escala urbana, servindo como poderosa ferramenta de comunicação e mobilização.
Número de participantes
175Descrição
Esta exposição, integra um conjunto de dinâmicas no âmbito um Plano de Ação Climática, aplicadas de modo interdisciplinar, nomeadamente as disciplinas de educação visual, da componente de expressão artística, de ciências naturais e de Cidadania, sob a orientação das professoras Ana Correia e Joana Ferreira, abrangendo áreas-chave como alterações climáticas, causas e consequências.
Com esta ação, pretende-se mostrar a visão destes alunos acerca do fenómeno das alterações climáticas, acreditando que ao “facilitar” o contacto com este tema e conhecimento, elevaremos o nível de literacia destes jovens e das suas comunidades e o seu contributo para a urgente mudança de mentalidades gerando sociedades mais conscientes, mais responsáveis, mas acima de tudo mais felizes.
Ainda, no desenvolvimento deste projeto /ação foram trabalhados os objetivos de desenvolvimentos sustentável.
Avaliação/impacto
No decorrer da exposição serão realizados inquéritos a toda a comunidade de estudantes de modo a aferir os conhecimentos e a consciência da comunidade para este tema/fenómeno.






