Objetivo
Alertar os alunos para as consequências da exploração excessiva dos recursos naturais e para as alterações climatéricas.
Sensibilizar os alunos das turmas envolvidas, assim como toda a comunidade educativa, para a urgência na tomada de decisões e ações ecológicas.
Número de participantes
86Descrição
Na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, a bandeira da Eco-Escolas foi colocada a meia haste, como sinal de alerta para as alterações que estão a ocorrer no nosso planeta. Além disso, os alunos do quarto ano, em sala de aula, dialogaram e refletiram sobre as suas atitudes ecológicas e comprometeram-se, com atitudes simples, a serem melhores cidadãos, mais atentos e decididos em salvar o nosso planeta. Como tal, deixaram, por escrito, os seus compromissos. Entre vários exemplos pode ler-se que os alunos comprometeram-se a reciclar, a separar corretamente o lixo, a recolher o lixo do chão, mesmo que este não tenha sido por eles lá colocado e a reduzir a utilização de embalagens de plástico. Após esta etapa estar concluída, os alunos sugeriram que o seu trabalho fosse afixado nos corredores do colégio com o objetivo não só de mostrar a sua preocupação para com a preservação do ambiente, mas principalmente para incentivar as restantes turmas a ajudarem nesta causa nobre e que a todos nos diz respeito, sejamos adultos ou crianças.
Avaliação/impacto
Os alunos tomaram consciência de que o planeta corre diversos riscos e mudanças, devido às más ações e inconsciência do ser humano e que com atitudes simples e diárias, podem dar o exemplo à restante comunidade de como ainda há esperança em recuperar aquilo que destruímos aos poucos.