Objetivo
Sensibilizar a comunidade escolar para a temática da recolha seletiva de resíduos.
Reutilizar vários tipos de materiais, procedendo à execução de projetos/atividades, rentabilizando estes recursos.
Estimular a colaboração entre pares e a criatividade dos participantes.
Trabalhar o conceito de economia circular, fomentando o aumento da separação de resíduos, através do desenvolvimento de atividades criativas.
Incutir hábitos de leitura, através da escolha de personagens obras literárias ao gosto dos alunos, recorrendo-se a materiais reutilizados.
Número de participantes
12Descrição
A equipa responsável pela dinamização dos desafios propostos no âmbito do Programa Eco-Escolas apoia diariamente alunos com necessidades específicas que frequentam a Unidade de Apoio Especializado (Centro de Apoio à Aprendizagem).
De acordo com as aprendizagens desenvolvidas e histórias abordadas ao longo dos últimos dois semestres, foi escolhida a história “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, uma vez que os alunos têm por hábito pedir para lhes contarmos uma história e gostam muito de observar as ilustrações.
Consideramos que é extremamente importante desenvolver desde cedo o hábito e o gosto pela leitura, assim como sensibilizar os alunos para o desenvolvimento de comportamentos colaborativos mais criativos, responsáveis e sustentáveis.
Os alunos escolheram as imagens que mais gostavam e os docentes de Educação Especial ajudaram-nos a realizar os decalques e os recortes das embalagens de sumos da marca “Compal”, uma vez que muitos deles apresentam dificuldades ao nível da motricidade fina. A escrita das informações, assim como a colagem dos elementos que compõem a capa e a personagem foi realizada pelos alunos com maior destreza manual, com supervisão e orientação dos professores.
Avaliação/impacto
No decorrer da atividade, os alunos demonstraram curiosidade e empenho, revelando interesse em recordar as personagens e em folhear novamente o livro escolhido.