Objetivo
De acordo com o título (livre) do título, o objetivo era conhecer um os insectos polinizadores no nosso recinto/parque escolar, em particular as abelhas e as moscas…aquele insecto que “todos odeiam”; Conhecer a sua constituição, classificação e identificação; Na parte final, construiram-se vários berçários para “moscas das flores”, que se instalaram no parque da escola.
Número de participantes
90 alunos (5 x18)Descrição
A atividade, por onde passaram todos os alunos do 7º , decorreu no âmbito da semana dos Ateliers ( 17-24,26 abril), que envolveu toda a escola e anos; para cada ano propuseram-se uma série de ateliers, desenhados com um grande peso de temas ambientais. Este em concreto, além de se conhecer a constituição básica dos insectos, aprenderam a classificá-los e identificá-los; Inicialmente tiveram uma apresentação (breve) do atelier, seguido da atividade desenhada em torno de um jogo – por grupos de 3/4, tiveram de descobrir cartas (em números de 10) com insectos (uma espécie de BI’s de vários insectos), escondidas no recinto/parque escolar, que tinham de descobrir e registar as suas características; Em seguida, tiveram de classificar/identificar várias amostras de insectos – recebiam um espécime numa cx de plástico, uma grelha de classificação (dicotómica) e lupas para o exercício; na parte final, assistiram à motagem de uma armadilha para o estudo de insectos” – uma malaise”, seguida da construção de vários “berçários para moscas das flores” , que colocaram no espaço/parque escolar.
Avaliação/impacto
Cada grupo ficou responsável por cada berçário, que terá de cuidar e fazer o seu acompanhamento, pelo menos durante o próximo mês, período em que se deve completar ( e poder observar) a metamorfoze destes insetos em particular – nos seus estádio imaturos – ovo, larva e pupa ( presentes nestes berçários) não são polinizadores. Só quando deixam este último estádio e adquirem a forma de “mosca”, passam a ser polinizadores. No fundo, com estes berçários, além de entenderem melhor a importância dos insectos – através da monitorização do seu desenvolvimento, comprenderem o seu ciclo de vida e assim – objetivo principal, onde, através do conhecimento, transformarem-se em verdadeiros protetores da biodiversidade e do ambiente.