Objetivo
- Contribuir para o desenvolvimento de desempenhos ao nível da leitura e das diferentes literacias;
- Contribuir para o conhecimento cientifico dos participantes;
- Desenvolver descritores de desempenho ao nível do OUVIR e VER para conhecer;
- Formar pessoas autónomas e responsáveis que consigam ser cidadãos ativos e criticos;
- Sensibilizar os alunos para terem atitudes que contribuam para o desenvolvimento sustentável;
- Alertar para os problemas ambientais do mundo atual;
- Articular saberes curriculares e conhecimento do mundo;
- Contribuir para o sucesso social.
Número de participantes
22 turmas; 24 professores; 7 assistentes operacionaisDescrição
1)Encontros com o cientista polar José Carlos Caetano Xavier: 2 sessões (
2)Trabalhos de preparação realizados com os alunos:
a) Investigação na internet sobre o que é ser cientista e sobre o cientista José Xavier;
b) conversa com os alunos sobre a Antártida, os animais que lá vivem e as suas características.
c) Reflexão sobre o aquecimento global e suas consequências para a vida na terra.
d) Localização da Antártida no Globo Terrestre.
e) Visionamento de um filme sobre este continente.
f) Localização dos vários continentes, no planisfério e no globo terrestre;
g) Observação de imagens da Antártida no quadro interativo;
h) Criação de uma maqueta, com materiais reciclados, representando aspetos da Antártida e que esteve presente na exposição da BE.
3)Trabalhos realizados na sala de aula pós encontro ( feedback) :
a) Conversa sobre o que viram e ouviram e ilustração de alguns momentos deste encontro.
b) Diálogo sobre o que aprendemos e registo gráfico do que foi mais significativo para cada criança do ( JI)
c) visionamento do filme Happy Feet; construção de pinguins com material de desgaste;
d) Experiências: os estados da água e exploração das caraterísticas da água;
e) elaboração de uma bandeira para a Antártida.
f) Produção de textos e de trabalhos de expressão plástica sobre o encontro e sobre as temáticas abordadas no mesmo.
https://goo.gl/photos/hzCzr1ySdhJZ2gMk9
Avaliação/impacto
Os alunos mostraram-se muito motivados.
Forte interação entre o investigador polar e os alunos.
Trabalhos de qualidade elaborados após a sessão o que evidencia que os alunos interiorizaram as mensagens .
Revelou-se boa capacidade de questionamento por parte dos alunos







