Objetivo
Alertar a comunidade escolar para as problemáticas ambientais.
Número de participantes
43Descrição
No dia 27 de setembro, na Escola Básica Campinhos – Agrela, realizamos atividades para alertar a comunidade escolar das problemáticas ambientais, juntando-nos ao movimento da Greve Climática Global.
Vimos notícias sobre uma menina sueca, Greta Thunberg, que iniciou este movimento estudantil contra as alterações climáticas que prejudicam a vida no nosso planeta, consequência da ação humana.
Um menino, vizinho do dono de um terreno próximo da escola, trouxe a chave para entramos e irmos ao monte apanhar lixo. Apanhamos vários sacos com resíduos provenientes da rua e dos alunos. Parece que algumas pessoas ainda não respeitam a natureza. Encontramos garrafões de plástico, garrafas de óleo, garrafas de vidro, sacos de plástico, pontas de cigarro, pão, iogurtes cheios e vazios… A professora perguntou-nos o nome de algumas árvores. Algumas eram nativas: carvalho, sobreiro, pinheiro, castanheiro e loureiro. Outras plantas eram exóticas invasoras: eucalipto, mimosa e erva-da-sombra. Recolhemos bolotas, bugalhos, pinhas, pauzinhos e folhas de diversas árvores para observarmos. Tivemos ideias interessantes para trabalhos de Expressão Plástica.
Ao regressarmos, estava o camião dos ecopontos a chegar e deixamos alguns resíduos para serem reciclados.
Os meninos do Jardim de Infância cuidaram da nossa horta, arrancaram ervas daninhas e colocaram composto no solo.
No final, levamos um cartão para escrevermos um compromisso em casa, com a nossa família, em benefício do ambiente para formarmos a “Árvore dos compromissos”.
30/09/2019
Texto coletivo
E. B. Campinhos – Agrela
Avaliação/impacto
As crianças envolveram-se de forma muito empenhada. As famílias participaram na elaboração dos compromissos, havendo já mais crianças a irem a pé para a escola.