Objetivo
Plantação de cerca de 70 espécimes de 15 espécies autóctones portuguesas diferentes, de porte arbustivo e arbóreo, para exploração dos diferentes serviços do ecossistema florestal num âmbito lúdico-pedagógico alargado e transversal a diferentes áreas e níveis de ensino.
Promoção de aprendizagens hands-on, com descoberta dos mecanismos de regulação e produção naturais, estimulando o respeito pelo equilíbrio frágil entre todos os elementos do sistema natural.
Número de participantes
600Descrição
Elaboração de um plano de plantação de espécimes de acordo com as áreas de necessidade de extensão radicular (diferenciada entre espécies arbustivas e arbóreas), com alocação preferencial de espécimes também de acordo com as necessidades e preferências em relação à proximidade a cursos de água.
Inclusão de plano de plantação também de acordo com as preferências em relação à exposição solar, de modo a promover melhor desenvolvimento, evitar stress hídrico e potenciar uso eficiente dos recursos hídricos no local.
Estruturação e construção de uma rede de rega no local, com diversos pontos distribuídos pelo espaço.
Organização de sessões diárias de plantação ao longo de uma semana de Janeiro, com a participação de todos os alunos de pré-escolar e 1º Ciclo, assim como representantes dos restantes níveis de ensino, do 2º Ciclo ao Ensino Secundário.
Plantação de um espécime representativo da instituição UNESCO como símbolo do respeito de toda a Comunidade Escolar pelos valores promovidos por esta entidade (uma oliveira).
Colocação de espécimes de produção alimentar (frutos) para aproveitamento do espaço pelos alunos para aprendizagens directas sobre a produção de alimentos de forma sustentável.
Promover melhor qualidade do ar no espaço exterior da Escola, criando zonas de sombra e maior retenção de dióxido de carbono e produção de oxigénio.
Avaliação/impacto
https://www.instagram.com/p/B_S7iQjg7N7/
https://www.instagram.com/stories/highlights/17857032664756972/