Objetivo
Potenciar atividades que conduzam a uma maior integração social.
Participar em atividades/projetos que conduzam à identificação de espécies animais e vegetais que existam no concelho de Odivelas.
Desenvolver atividades de aprendizagem ativa com os alunos com necessidades específicas que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem.
Incentivar a comunidade escolar para a adoção de comportamentos que contribuam para a sua preservação e regeneração da biodiversidade local, através da mudança de comportamentos.
Reforçar a importância da preservação/recuperação de diferentes ecossistemas, respeitando o ciclo de vida das diferentes espécies que habitam no planeta Terra.
Número de participantes
14Descrição
O Projeto “Hipoterapia de Odivelas”, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Odivelas, a Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã (instituição onde se realizam as atividades), a Rodoviária de Lisboa e o Agrupamento de Escolas Vasco Santana. Alguns dos alunos da Escola Básica Vasco Santana que integram o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), beneficiam semanalmente deste Projeto que pretende desenvolver estratégias diferenciadoras e inclusivas, baseadas nas Terapias Assistidas por Equinos. A Equitação com Fins Terapêuticos é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como “coterapeuta”, na intervenção com pessoas com necessidades específicas, obtendo-se benefícios a vários níveis – psicossocial, cognitivo, biológico, emocional e motor. Para além destas vantagens, os alunos passeiam pelas instalações da Quinta da Paiã, observando e contactando com vários elementos da fauna e flora. Esta atividade é uma das preferidas dos nossos alunos, uma vez que é um verdadeiro “Mergulho na Natureza” – a sua duração é de aproximadamente 60 minutos (20 minutos de interação com o cavalo + 40 minutos a passear e a contemplar a natureza)!
Salienta-se o facto de terem sempre um professor e/ou auxiliar a orientá-los ao longo das atividades.
Avaliação/impacto
Esta atividade semanal é das preferidas dos alunos. Adoram o contacto com os cavalos e os passeios que dão no espaço envolvente.