Objetivo
No âmbito do programa Eco-Escolas, e com o objetivo de fazer compreender como é que as escolas podem ser mais eficazes na promoção do envolvimento dos alunos com a Sustentabilidade Global, o projeto “Mudança no envolvimento dos estudantes com a sustentabilidade global ao longo do tempo: efeitos das características da escola e de intervenções escolares”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e abraçado pelos alunos do 8º C e pela docente Fátima Silva, foi considerado uma boa prática, na medida em que, como projeto integrado no currículo, foi capaz de desenvolver aprendizagens e competências no campo de ação das Comunidades Sustentáveis, e de contribuir para o evolução do Perfil dos Alunos.
Na primeira fase do projeto foram administrados questionários aos estudantes sobre os dados sociodemográficos; características académicas e Inventário do Envolvimento dos Jovens com a Sustentabilidade Global (IESG-J). Na segunda fase, foram aplicadas várias unidades de aprendizagem, desenvolvidas por um grupo europeu de onze especialistas, contendo planos de aula estruturados para serem ministrados nas aulas, no âmbito de diversas temáticas – 1. Fome, desafio ao presente: fome, causas e efeitos. Repensar a fome até 2030; 2. Zero desperdício … 100% Sustentabilidade: desperdício de alimentar. Uso alimentar (iWaste…weWaste); 3. O Reino das Pescas: sustentabilidade da Pesca (Marés de peixes). Peixes em risco de extinção (peixe na linha vermelha) e 4. Reduz a distância – Come localmente: a viagem dos alimentos. alimentação sustentável. Após a aplicação das Unidades de Aprendizagem suprarreferidas, a docente propôs aos alunos a realização de um Trabalho Final Global, que sintetizasse as ideias-chave da aplicação do Projeto. Na concretização do mesmo, foi possível comprovar o impacto causado pelo projeto nas aprendizagens e competências dos alunos, através da amostra da qualidade dos trabalhos realizados pela turma.
Número de participantes
30Descrição
Avaliação/impacto
Muito positivo