Objetivo
Desenvolver atividades que permitam aos alunos identificar os objetivos e os princípios da agricultura biológica.
Realizar plantações de diferentes espécies, de acordo com os princípios da agricultuta biológica.
Fomentar a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade, recorrendo à utilização/aplicação de cascas de ovo reutilizadas.
Número de participantes
14Descrição
Os alunos da Unidade de Apoio Especializado/Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica Vasco Santana, sob orientação das docentes e assistentes operacionais, procederam à recolha e secagem de cascas de ovos, que foram esmagadas e posteriormente trituradas. O pó obtido foi colocado num saco de plástico (uma vez que seria utilizado no dia seguinte) e num frasco de vidro, num local seco, de forma a manter-se a qualidade até à sua total utilização (próximos 3 meses). Na última quinta-feira, dia 21 de abril, adubaram-se as espécies previamente plantadas – morangueiros, hortelã chocolate, salsa, alfaces, lavanda, pimentos, tomateiros, entre outras, colocando-se o pó obtido diretamente nos canteiros, junto ao caule das plantas. Este adubo natural, rico em diferentes nutrientes, principalmente cálcio, potássio e magnésio, irá estimular o crescimento das raízes, promovendo a absorção de micronutrientes essenciais ao desenvolvimento saudável dos diferentes órgãos das plantas.
Avaliação/impacto
O interesse apresentado em colocar um pouco do “pó milagroso” em todas as plantas. A responsabilidade demonstrada em não deixar nenhuma espécie esquecida.