Objetivo
Identificação de problemas ao nível da mobilidade sustentável, gestão (recolha) dos resíduos urbanos e de aplicação da nova legislação sobre limpeza e proteção da floresta.
Número de participantes
50Descrição
Durante a manhã do dia 26 de abril os 20 alunos do 5º5 receberam os 20 alunos da EB 2,3 de Celeirós que nos passaram os testemunhos (pá e pergaminho). A receção foi muito animada com poesia, lanche e troca de presentes entre os dois grupos de alunos. Na tarde do mesmo dia os mesmos alunos (5º5) foram levar os testemunhos recebidos à Escola Profissional de Braga. Foram vários os problemas detetados e registados no pergaminho, tais como:
- não existe uma papeleira à saída da nossa escola para a colocação das beatas e outos detritos;
- Ao longo da rua, em frente à TUB, não existem papeleiras;
- na rua Cidade do Porto, ao longo de todo o passeio, também faltam papeleiras;
- o bebedouro ao lado do parque infantil, na Ponte Pedrinha, não funciona;
- faltam placas de sensibilização para a não colocação de resíduos, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
- faltam placas de sensibilização para a recolha de dejetos dos animais nos jardins, ao longo da ciclovia, na margem do rio Este;
- os terrenos em frente à creche existente junto à ciclovia apresentam muitos resíduos;
- os terrenos contíguos ao Parque de exposição de Braga apresentam muito mato e árvores de grande porte à face da estrada não obedecendo à legislação em vigor.
Estiveram também envolvidos professores das 3 escolas referidas, técnicos da Câmara Municipal de Braga e agentes de segurança tornando esta atividade num ótimo exemplo da necessidade de parcerias entre as várias entidades.
Avaliação/impacto
Os alunos mostraram muito entusiasmo e empenho na identificação dos problemas observáveis durante o percurso. Este foi definido pela Câmara Municipal de Braga que criou todas as condições de segurança durante o trajeto. Os alunos reconheceram a importância destas ações para a prática de uma Cidadania Ativa e Responsável.