Rótulos, Ambiente e Ciência

Objetivo

Esta atividade pretendia e pretende juntar a ciência, o ambiente e a vivência diária dos alunos.

Pretende-se simplesmente “analisar rótulos”, que tipo de produtos existem? que informação o rótulo nos oferece ou deve oferecer?

 

Número de participantes

75

Descrição

Foi proposto aos alunos de 7º ano, na disciplina de Físico-química, que encontrassem rótulos onde constassem símbolos de perigo. Esta simbologia foi identificada nos rótulos e analisada, assim como os restantes símbolos existentes.

Seguidamente, completou-se a análise da informação que consta ou deve constar nos rótulos, fazendo a chamada de atenção para o ambiente e para os melhores produtos relativamente ao ambiente. Esta informação será posteriormente utilizada para outro tópico respeitante à poluição ambiental.

Avaliação/impacto

O Impacto foi (e está a ser) muito positivo….a surpresa de alguns alunos quando se falou nos danos ou alterações para a saúde de uma simples escolha de produtos…é impressionante.

Em relação À dinâmica das/nas aulas, também está a ser muito positivo, uma vez que faz a ponte entre o que aprendemos nas aulas e verificamos que realmente tem ligação com o nosso mundo, fora da escola.

A ciência aqui tem, mais uma vez, a grande vantagem de fazer “as coisas, fazerem sentido”. É muito gratificante.

Escola Básica 2,3 Visconde de Chanceleiros | Alenquer
Educação de qualidade - Objetivo 4
Publicado a

01/05/2022

Submeter um comentário