Objetivo
Esta atividade pretendia e pretende juntar a ciência, o ambiente e a vivência diária dos alunos.
Pretende-se simplesmente “analisar rótulos”, que tipo de produtos existem? que informação o rótulo nos oferece ou deve oferecer?
Número de participantes
75Descrição
Foi proposto aos alunos de 7º ano, na disciplina de Físico-química, que encontrassem rótulos onde constassem símbolos de perigo. Esta simbologia foi identificada nos rótulos e analisada, assim como os restantes símbolos existentes.
Seguidamente, completou-se a análise da informação que consta ou deve constar nos rótulos, fazendo a chamada de atenção para o ambiente e para os melhores produtos relativamente ao ambiente. Esta informação será posteriormente utilizada para outro tópico respeitante à poluição ambiental.
Avaliação/impacto
O Impacto foi (e está a ser) muito positivo….a surpresa de alguns alunos quando se falou nos danos ou alterações para a saúde de uma simples escolha de produtos…é impressionante.
Em relação À dinâmica das/nas aulas, também está a ser muito positivo, uma vez que faz a ponte entre o que aprendemos nas aulas e verificamos que realmente tem ligação com o nosso mundo, fora da escola.
A ciência aqui tem, mais uma vez, a grande vantagem de fazer “as coisas, fazerem sentido”. É muito gratificante.