Objetivo
Com a ação que desenvolvemos pretendemos pensar individualmente e em família nas nossas atitudes do dia-a-dia que podem ter consequências más para o ambiente e consequentemente tomar um compromisso de mudança.
Número de participantes
103Descrição
Inicialmente, os alunos visualizaram alguns pequenos vídeos sobre problemas ambientais no solo, no mar, na atmosfera. Depois viram um pequeno vídeo sobre as ações da adolescente ativista Greta Thunberg. Cada turma foi colocada a questionar-se sobre o que cada um faz de errado, o que pode fazer para melhorar e foi apresentada uma das propostas lançadas pelo Eco-escolas: A árvore dos compromissos. Todos concordaram e fomos observar as árvores do pequeno jardim da escola. Escolhemos o plátano e com uma folha fizemos um molde em papel. Cada aluno decorou e escreveu o seu compromisso, a partir da questão: Que pequena ação posso fazer para melhorou o nosso mundo? Esse compromisso foi escrito na folha. Todos os alunos levaram algumas folhas de plátano para casa para envolver a família nesta atividade e todos decoraram a sua folha e escreveram o seu compromisso. A auxiliar e os professores também participaram. Com a ajuda da auxiliar decoramos o nosso plátano. Hoje cada aluno partilhou com os colegas como tem decorrido o compromisso individual e em família.
No Dia Nacional da Água, 1 de outubro, cada aluno fez um marcador de porta, em que registou um compromisso no âmbito da poupança da água. Esse marcador será colocado na porta da casa de banho.
Avaliação/impacto
Após a avaliação que decorreu hoje de manhã, concluimos que estas ações são muito importantes e que é impactante porque diariamente se respira ambiente na escola, estando todos atentos ao desperdício de energia, de água, de papel e à separação de todos os resíduos que se produzem, desde as cascas dos alimentos que se consomem até às tampinhas dos iogurtes.
Esta atividade foi muito interessante.