Objetivo
Mostrar toda a criatividade e trabalhos elaborados pelos alunos da EPE, do 1.º, 2.º e 3.º CEB, recorrendo a materiais recicláveis sobre livros.
Sensibilizar os jovens para a importância da reciclagem e proteção do ambiente.
Promover a leitura e a criatividade.
Celebrar o Dia Mundial do Livro (23 de abril) e o Dia Mundial da Terra (22 de abril).
Envolver a família nos trabalhos escolares.
Fazer circular livros usados que a comunidade escolar possa doar.
Número de participantes
1170Descrição
O Eco-Escolas e a Biblioteca Escolar desafiaram a comunidade educativa a comemorar os Dias da Terra (22 de abril) e do Livro (23 de abril) com duas atividades:
- Exposição “No Dia Mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias” – no espaço da Biblioteca, mostra de trabalhos dos alunos do 1.º, 2.º e3.º CEB feitos essencialmente com embalagens e predomínio da cor amarela, fazendo alusão ao ecoponto amarelo onde estas devem ser depositadas. Estes trabalhos consistem em criações da capa de livros e de personagens ou símbolos das suas histórias. Alguns destes trabalhos foram enviados para representar a escola no desafio promovido pela ABAE: https://historiasamarelas.abae.pt/
- Feira do Livro Usado, no átrio de entrada da escola sede. Anteriormente apelou-se à colaboração de toda a comunidade educativa na disponibilização de livros que, estando sem uso em casa (tudo exceto manuais escolares), poderão agora ter uma nova vida e novos leitores.
Estas duas ações decorrerão na escola, de 22 a 28 de abril, e fazem parte da agenda da Semana da Terra, promovida pela Autarquia. Desta forma fizemos a nossa Festa Verde pintada de múltiplas cores mas sempre a pensar em cultivar, na comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ações que promovem a Sustentabilidade da Terra.
Avaliação/impacto
Excelente.
O número e qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da iniciativa/concurso “No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias” superou as expectativas. A exposição no espaço da Biblioteca escolar ficou muito bonita e continua a ser alvo de visitas por parte de vários grupos/turmas de alunos dos vários graus de ensino do Agrupamento.
A feira do livro também foi muito concorrida por alunos, funcionários, professores e famílias. Como balanço ficou a vontade de voltar a repetir a iniciativa.