Objetivo
- Dotar os jovens de conhecimento para a construção de uma sociedade mais justa e para agirem sobre o mundo enquanto bem a preservar.
- Contribuir para o conhecimento dos diferentes tipos de plantas existentes na região das escolas e nos seus recintos;
- Contribuir para a identificação de cogumelos e para o enriquecimento da base de dados associada à atividade Biodiversity 4 all;
- Ligar saberes curriculares ao meio envolvente das escolas;
- Aplicar conhecimentos adquiridos na abordagem dos currículos em saídas de campo;
- Contribuir para desenvolver cada vez mais o respeito pela diversidade e pela sua preservação;
- Sensibilizar para a importância das sementes como riqueza da humanidade e para a necessidade da sua preservação;
- Contribuir para que os alunos tenham atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes;
- Contribuir para que os alunos aprendam a estar atentos ao mundo que os rodeia e a tomar decisões de autorregulação;
- Contribuir para que os intervenientes desenvolvam competências de prever e avaliar o impacto das suas decisões;
- Organizar e desenvolver atividades cooperativas, orientadas para que os intervenientes tomem consciência de si, dos outros e da responsabilidade que todos temos perante a Natureza.
- Contribuir para promoção, a proteção, recuperação e o uso sustentável e dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
- Contribuir para o conhecimento dos diferentes tipos de árvores autóctones e bombeiras existentes na região das escolas e nos seus recintos;
- Articular saberes curriculares ao meio envolvente das escolas;
- Aplicar conhecimentos adquiridos na abordagem dos currículos
- Sensibilizar para a importância das sementes como riqueza da humanidade e para a necessidade da sua preservação;Contribuir para que os alunos tenham atividades de observação, questionamento da realidade e integração de saberes;
- Contribuir para que os alunos aprendam a estar atentos ao mundo que os rodeia e a tomar decisões de autorregulação;
- Contribuir para que os intervenientes desenvolvam competências de prever e avaliar o impacto das suas decisões;
- Organizar e desenvolver atividades cooperativas, orientadas para que os intervenientes tomem consciência de si, dos outros e da responsabilidade que todos temos perante a Natureza.
Número de participantes
630Descrição
Esta iniciativa passou por diversas fases :
1- recolha de sementes feitas por alunos, professores, pessoal não docente e famílias;
2- Recolha de recipientes que permitissem a sementeira em boas condições e que permitissem a reutilização ( pacotes de produtos diversos, vasos usados…)
3- Sementeira de árvores autóctones e «bombeiras» em todas as escolas do Agrupamento de Arga e Lima no período de 6 a 9 de Novembro;
4- Criação/construção de uma árvore humana, no recinto da escola sede, que simboliza a esperança de que a floresta destruída pelo fogo ou a que é povoada por espécies invasoras possa contar , no futuro, com o nosso esforço e colaboração na reflorestação sustentável;
5) seleção de um espaço na escola sede para servir de viveiro florestal onde todas as árvores semeadas foram colocadas e serão cuidadas até poderem ser transferidas para onde sejam necessárias.
https://photos.app.goo.gl/8G5RC5syz1wMgAyc2
Avaliação/impacto
- A adesão da comunidade educativa foi muito além dos objetivos traçados;
- 100% das turmas e escolas aderiram;
- Uma elevada percentagem de alunos e famílias assumiram as responsabilidades de trazer a terra, os recipientes, as sementes.
- 100% dos Diretores de Turma foram parceiros e coordenaram o trabalho nas suas turmas;
- A adesão do pessoal docente e não docente foi elevada;