Objetivo
Sensibilizar alunos, famílias e toda a comunidade escolar para a possibilidade de ter uma horta de ervas aromáticas, mesmo quando o espaço é reduzido, numa varanda de apartamento, num pequeno pátio ou mesmo no interior de habitações.
Número de participantes
Toda a escolaDescrição
Ter uma horta vertical pode ser um forte contributo para um estilo de vida mais sustentável e saudável. É uma decisão adequada para quem tem falta de espaço e alguma falta de mobilidade. Uma horta vertical, para além de dar um toque natural às nossas casas também purifica o ar dentro delas, fornece alimentos para a nossa dieta, pode reduzir a compra de alimentos e possíveis embalagens onde estes produtos são comercializados. Com base nisto, decidimos construir a nossa horta vertical numa parede da escola, com luz permanente, mesmo nos fins de semana e férias, e abrigada das condições atmosféricas mais agrestes. Elaboramos uma lista de ervas aromáticas e outras plantas que se adequavam a estas condições de cultivo e com boa vontade de todos em colaborar nesta atividade, preenchemos a nossa horta vertical com alguns exemplares como se vê na imagem. Outros exemplares ainda farão parte desta, após as sementeiras e multiplicação por estacaria. Para os recipientes de cultivo usamos embalagens reutilizadas de tetra-pack e outros materiais em fim de vida. Para a identificação e etiquetagem das plantas usamos rolhas de cortiça que recolhemos na escola.
Avaliação/impacto
A reflexão sobre as hortas domésticas e seus benefícios foi suscitada com esta pequena iniciativa, na escola e certamente, em casa dos nossos alunos haverá mais um tema de diálogo com as suas famílias.
Ao longo desta atividade os alunos tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre as suas hortas domésticas e estão a aprender a cuidar delas!
A nossa horta vertical está num local visível e é admirada por quem lá passa. Espera-se que não só as plantas deem os seus frutos como também esta atividade preparada para a comunidade escolar.