Objetivo
Fazer a manutenção/transplante dos viveiros de espécies autóctones (pinheiros mansos semeados no ano passado).
Criar viveiro de novas espécies autóctones (tivemos uma oferta de um medronheiro e de uma oliveira).
Estudar as características das espécies em viveiro.
Promover a interação e cuidado de espécies autóctones que existem ou poderão desenvolver-se na zona.
Observação de espécies no Parque Urbano do Pragal, junto da escola.
Fazer o balanço dos produtos da horta.
Promover atividades fìsicas ao ar livre.
Contactar com atividades tradicionais de rua portuguesas.
Número de participantes
252Descrição
Todos os alunos vestidos de verde, cantámos o Hino do Eco-escolas.
Observámos os pinheirinhos de todas as turmas que cresceram cerca de 10 cm desde o ano passado.
Da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Almada foi-nos dito que com este tamanho ainda não os podemos transpalntar para o Parque Urbano, pelo que é preciso cuidar deles até crescerem mais.
Os alunos das oito turmas do 1º ciclo, com a terra e os vasos maiores que angariámos na comunidade, fizeram a transplantação dos seus pinheirinhos para um vaso maior e estudaram as características desta árvore.
As crianças das duas turmas do pré-escolar plantaram uma oliveirinha e um medronheiro (oferecidos) para acrescentar às espécies em viveiro.
Cada turma fez também o balanço dos produtos que cresceram no seu quinhão da horta e registou na respetiva folha de registo.
Através da Associação de Coletividades do Concelho de Almada (ACCA) , os seus voluntários vieram à escola fazer uma demonstração de Jogos Tradicionais, que todos os alunos puderam experimentar.
Avaliação/impacto
Todos os alunos participaram em todas as atividades com muito entusiasmo.
Ficaram entusiasmados com a ideia de que as suas “árvores” irão para o Parque Urbano do Pragal, e responsabilizaram-se por tratar bem delas para que cresçam bem.
Concluímos que a maioria das sementes e plantas que foram postas na horta cresceram bem e que as podemos usar na confeção dos almoços na escola.
Muitas crianças e alunos não conheciam muitos dos jogos tradicionais apresentados e experimentados.