2 de maio – Dia Eco-Escolas na EBQNTelha – Jogo da Reciclagem

2 de maio – Dia Eco-Escolas na EBQNTelha – Jogo da Reciclagem

Objetivo

Sensibilizar os alunos para a necessidade de manter a escola limpa.

Promover a separação de resíduos.

Consciencializar os alunos para a necessidade de mudança de atitudes face aos resíduos produzidos.

Sensibilizar os alunos para o impacto que os resíduos têm na biodiversidade e nas alterações climáticas.

Número de participantes

cerca de 280 alunos

Descrição

No dia 2 de maio os alunos puderam desfrutar de muitas e variadas atividades no âmbito do Programa Eco-Escolas e hastearam a bandeira com a presença dos membros do Conselho Eco-Escolas, dos seus parceiros e da restante comunidade escolar. De todas as atividades realizadas, os alunos destacaram o “Jogo da Reciclagem” para a atividade do Global Action Day.

O Jogo da Reciclagem é um jogo de orientação em que os alunos das diferentes turmas, em grupo e equipados com luvas, um saco de plástico, um cartão e um mapa da escola onde tinham assinalado um percurso (existiam mapas com percurso diferentes). Durante o percurso, os alunos deveriam recolher todos os resíduos que encontravam. No final do percurso, os resíduos encontrados tinham de ser devidamente separados e depositados no ecoponto correto, sob a orientação dos alunos mais velhos. É de salientar que ao fazerem o balanço da atividade, os alunos referiram que gostariam de a repetir mais vezes para terem a escola sempre limpinha e o lixo não ir parar ao rio que se encontra muito próximo da escola.

 

 

 

Avaliação/impacto

Os alunos referiram que gostariam de repetir esta atividade para continuar a manter a escola mais limpa e para os resíduos não irem parar à horta ou ao pomar e nem ao rio que se encontra muito próximo da escola. A atividade foi avaliada com Bom e Muito Bom.

Escola Básica Quinta Nova da Telha | Barreiro
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

04/05/2019

Submeter um comentário