Objetivo
Sensibilizar a comunidade educativa para a urgente mudança de comportamentos que revertam as alterações climáticas.
Definição de atitudes sustentáveis com vista à proteção dos ecossistemas.
Número de participantes
910Descrição
Nos dias 27 e 30 de setembro, os alunos do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria), uniram-se na procura de soluções para um planeta Terra melhor.
Esta ação, proposta pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pretendeu sensibilizar toda a nossa comunidade educativa para a necessidade, cada vez mais urgente, em protegermos o planeta. O efeito das alterações climáticas é cada vez mais visível, através do degelo de icebergs, ocorrência de fenómenos extremos (furacões, tempestades), extinção de inúmeras espécies de seres vivos, redução da produção agrícola e aumento de doenças. O FUTURO DO PLANETA TERRA E A VIDA ESTÃO EM RISCO! Há que mudar de atitude!
Assim, nestes dias a Bandeira Verde Eco-escolas esteve a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas. Os alunos, também tiveram a possibilidade de refletir sobre esta problemática e definir pequenos compromissos exequíveis que minimizem este fenómeno. Numa folha feita de material reutilizável escreveram um compromisso sobre o que se propõem fazer pelo planeta. Posteriormente, os alunos da turma colocaram as mensagens em árvores queimadas pelo recente incêndio que afetou o nosso Pinhal de Leiria, expostas no hall da secretaria do colégio, “dando assim uma nova esperança de vida à nossa floresta e ao nosso planeta”.
Tendo em conta que todos nós devemos estabelecer compromissos ambientais e, como modelo para os nossos alunos e filhos, convidámos os pais e familiares a refletirem sobre esta problemática ambiental e a colocarem o seu compromisso nas referidas árvores.
Vamos continuar a acreditar que «Juntos somos mais fortes» na proteção do nosso planeta Terra!
Avaliação/impacto
Durante a realização das atividades e, após a visualização de uma notícia recente, foi notória a preocupação dos alunos relativamente à situação ambiental atual. Os alunos, prontamente, definiram compromissos com vista à preservação dos ecossistemas e retrocesso das alterações climáticas.
Também, através de email, os pais e familiares, mostraram-se interessados em participar nesta ação, dando o seu contributo para alcançarmos um desenvolvimento mais sustentável. Assim, algumas folhas colocadas nas árvores foram escritas com compromissos definidos em família.