Objetivo
Educar os mais jovens para uma cidadania ativa e interventiva, condição essencial para a promoção da sustentabilidade e a preservação do Ambiente.
Apoiar a causa #fazpeloclima e os movimentos juvenis que têm surgido um pouco por todo o mundo.
Número de participantes
150Descrição
Tendo como finalidade apoiar, pelos princípio que defende, a causa #fazpeloclima e os movimentos juvenis que têm surgido um pouco por todo o mundo, os alunos da Escola Básica Integrada do Carregado realizaram algumas atividades, orientadas pela Coordenadora do Projeto Eco-Escolas. As mesmas decorreram no dia 27 de setembro.
Pelas 10h00, a Bandeira Verde Eco-Escola foi colocada a meia haste até à próxima segunda-feira, como símbolo de pesar e de alertar para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas.
No período da manhã, algumas turmas do 2º Ciclo assistiram ao visionamento de um documentário referente aos fatores climáticos e palestras na Biblioteca da nossa escola, orientadas pelas coordenadoras da BECRE e do Projeto Eco-Escolas.
Alguns professores organizaram uma ação de sensibilização nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tendo sido elaborada uma árvore dos compromissos, intitulada “A Eco-Escolas faz pelo clima” onde os alunos deixaram o seu compromisso sobre o que podem e querem “fazer pelo clima”.
Uma turma do sexto ano, realizou a ação “Eco-Brigadas de Limpeza”, recolhendo e separando os resíduos encontrados nos espaços exteriores da escola.
Avaliação/impacto
A participação dos alunos foi bastante positiva. Foi notória a preocupação de toda a comunidade escolar para com a problemática das alterações climáticas e preservação do Planeta. Salienta-se a participação ativa dos alunos do segundo ciclo no desenvolvimento das diversas atividades realizadas ao longo do dia em prol do ambiente.
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, tentamos sensibilizar a comunidade escolar para a problemática das alterações climáticas e preservação do Planeta. Consideramos que os objetivos das diversas ações foram atingidos.