Objetivo
Sensibilizar toda a comunidade escolar e educativa para as alterações climáticas, para as suas causas e consequências.
Alertar toda a comunidade para a necessidade urgente de adoção de medidas para combater as alterações climáticas.
Promover a sustentabilidade e a adoção de práticas ambientais que visem a preservação do Planeta e o seu desenvolvimento sustentável.
Despertar consciências cívicas e ambientais.
Número de participantes
1300Descrição
No dia 27 de setembro o Agrupamento de Escolas do Cadaval aderiu à Greve Climática Global, numa ação que foi abraçada por todas as escolas que o integram.
A bandeira Eco-Escolas e a bandeira do Agrupamento foram colocadas a meia haste como “símbolo de pesar e de alerta para a necessidade de inverter as alterações climáticas”.
Às 10h00, hora combinada, apagaram-se todas as luzes das escolas (uma ação simples, ao alcance de todos, que mostra como cada um pode pode contribuir para contrariar as tendências das alterações climáticas) e os alunos, professores e outros elementos da comunidade escolar do Agrupamento interromperam as suas atividades e saíram à rua vestindo as cores do Planeta (azul e verde).
Na escola sede, a concentração, que se realizou no átrio exterior, contou com mais de 600 elementos da comunidade escolar . Os alunos manifestaram-se erguendo os cartazes que elaboraram nas aulas de diferentes disciplinas e cantando em uníssono “Heal the World”.
Esta ação teve continuidade nas salas de aula onde se debateu e refletiu sobre a problemática das alterações climáticas e muitas outras atividades se desencadearam nas várias escolas e nas Bibliotecas escolares, sempre adaptadas à faixa etária e nível de ensino. Houve grupos de alunos que fizeram recolha de lixo e resíduos tanto no recinto escolar como fora deste (espaços públicos).
A iniciativa estendeu-se aos alunos do EFA que, vestindo as cores do Planeta, participaram plantando árvores no recinto escolar.
#fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays
Avaliação/impacto
A iniciativa estendeu-se a todas as escolas do Agrupamento, contando com uma adesão excecional.
Foi notória a preocupação de toda a comunidade escolar para com a problemática das alterações climáticas e preservação do Planeta, evidenciada pela forma como se envolveram e contribuíram com a dinamização de ações em prol do ambiente.
O impacto foi certamente bastante positivo e os objetivos cumpridos.