Objetivo
Sensibilização da comunidade escolar – alunos, professores e funcionários, pais e encarregados de educação, bem como comunidade escolar e local para a preservação e limpeza das ruas, dos jardins e espaços públicos, em geral;
Sensibilização para a adoção de hábitos ambientalmente corretos: separação de resíduos, diminuição do lixo e limpeza dos espaços;
Consciencialização dos participantes e da comunidade na urgência da prática de ações promotoras da proteção do meio ambiente;
Alertar para a necessidade de promover e participar em ações individuais e coletivas de proteção do meio ambiente.
Número de participantes
430Descrição
A Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (ESSPC) não poderia faltar às suas responsabilidades e, no que diz respeito à formação/educação dos nossos jovens para uma cidadania ativa e uma responsabilidade a nível ambiental, rapidamente aderiu à Greve Climática Ambiental de 27 de setembro.
Deste modo, aproveitamos a já anteriormente agendada IV Caminhada ESSPC e a comemoração do Dia do Desporto Escolar para a prática de plogging, atividade desportiva cada vez mais frequente.
Esta surgiu em 2016, na Suécia, tendo sido espalhada por diversos países desde então, devido à crescente preocupação com a poluição por plásticos.
O plogging é uma combinação da palavra jogging com o termo “plocka upp” que significa apanhar. O conceito é simples, fácil e útil. Enquanto habitualmente faz a sua corrida, vai apanhando o lixo que encontra no chão, depositando-o nos contentores apropriados.
Apesar de não termos corrido, mas sim caminhado, simultaneamente – munidos de luvas nas mãos e sacos de plástico diferenciados -, fomos recolhendo lixo ao longo de todo o trajeto, lixo esse que foi sendo colocado nos ecopontos ao longo do trajeto.
Tivemos assim, toda a escola envolvida – alunos, professores e funcionários – participando ativamente na limpeza e recolha de lixo da área envolvente da escola, constituindo esta uma forma de sensibilização dos participantes, bem como da comunidade escolar, para a promoção de um ambiente mais limpo e saudável.
Avaliação/impacto
Foram recolhidos seguramente cerca de 300 kg de lixo ao longo de percurso pedestre efetuado, principalmente embalagens, vidro, metais e papel e cartão. Estes resíduos recolhidos não foram pesados, uma vez que grande parte, foram sendo depositados em ecopontos ao longo do percurso.
Os alunos, professores e funcionários participaram ativamente, bem como alguns encarregados de educação de acompanharam a caminhada.
A comunidade escolar foi assim sensibilizada para a preservação e limpeza dos espaços urbanos.