Objetivo
- Promover a literacia ambiental.
- Envolver toda a comunidade educativa no Programa Eco-Escolas.
- Desenvolver a consciência ambiental (Meta do PEE).
- Utilizar a cerimónia do hastear da bandeira verde como veículo de promoção do Programa Eco-Escolas.
Número de participantes
127Descrição
No dia sete de novembro de 2019, reconhecendo as boas práticas ecológicas, a comunidade educativa da EB1/PE do Lombo dos Canhas esteve unida numa onda verde, hasteando a nona bandeira verde do Programa Eco-Escolas (relativa ao ano letivo 2018/2019), pelas dez horas e quarenta e cinco minutos.
Primeiramente, foram dadas as boas vindas à comunidade educativa presente e aos convidados.
Seguidamente, foi realizado o hastear da bandeira de Portugal, da Madeira e da bandeira verde, em simultâneo com os hinos de Portugal, da Madeira e o hino Eco-Escolas da nossa escola.
Reunida na sala de Música, a comunidade educativa visualizou a maior parte das atividades realizadas no ano transato, razão de ter recebido o galardão. Os alunos ficaram eufóricos com esta visualização.
Foram chamados os novos representantes do conselho eco-escolas relativo ao presente ano letivo, que fizeram o compromisso de se empenharem neste Programa e darem continuidade ao excelente trabalho realizado.
Foi, então, apresentado o novo eco-código para o corrente ano, tendo sido parabenizado todos os alunos pelo seu empenho na sua realização.
Para finalizar em grande, foi apresentado à comunidade educativa o resultado final do «Estendal dos compromissos», onde cada aluno escreveu e / ou ilustrou ações de compromisso de defesa do ambiente.
Por fim, os alunos do 3º e 4º ano apresentaram o musical da lenda «A sopa de pedra», de modo a chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável, variada e sustentável.
As crianças do pré-escolar entregaram aos convidados e aos representantes do conselho eco-escolas um pequeno frasco de vidro com sal aromatizado, numa chamada de atenção para a redução de sal, usando ervas aromáticas.
Finalizando, o Diretor convidou a visitar a horta e a estar presentes num pequeno lanche /convívio.
Avaliação/impacto
Esta atividade teve um balanço muito positivo, pois promove a literacia ambiental, divulgando ações realizadas no âmbito do Programa Eco-Escolas e reconhecendo o trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa.
Salienta-se a grande envolvência da comunidade educativa que usou, neste dia, uma peça de roupa verde, numa chamada de atenção para a proteção ambiental.
Para além disso, estimula a participação, cada vez mais assertiva, no Programa Eco-Escolas, fazendo dele um programa não só da escola, mas de toda a comunidade educativa.
Por fim, há que enfatizar a representação da câmara municipal, com o vereador da educação e cultura, o presidente da junta de freguesia dos Canhas, as representantes da DROTA, os representantes dos encarregados de educação e alguns encarregados de educação. Assim, de mãos dadas, abraçando este Programa, conseguiremos diminuir a pegada ecológica da nossa escola.