Objetivo
No passado dia 29 de novembro, os alunos da Escola Básica de Alfarelos, iniciaram um conjunto de atividades no âmbito da promoção da sustentabilidade, onde se reforçou que todos podemos e devemos “ser parte da solução” para a mudança de comportamentos, face às alterações climáticas que estão emergentes.
Número de participantes
39Descrição
Foi de uma forma bastante calorosa e intensa, que alunos, professoras e assistentes operacionais da Escola Básica de Alfarelos abraçaram esta iniciativa que teve início na sexta-feira, dia 29 de novembro e se prolongou no decorrer da semana de 2 a 6 de dezembro. Apesar das condições meteorológicas, na sexta-feira não permitirem o desenvolvimento de atividades no exterior, foram imensas e variadas as atividades promovidas na escola sobre a problemática das alterações climáticas. Desde a apresentação do movimento “global action days – abae”, a visualização de pequenos documentários de sensibilização para um desenvolvimento sustentável, passando para uma conversa enriquecedora, com troca de ideias sustentáveis, onde surgiram alguns slogans, como: “Vamos reciclar, para o ambiente preservar!”, “Para comer peixe de qualidade, o mar devo manter limpo!”, “Se energia queres poupar, a luz deves apagar!”, “Se o planeta queres ajudar, a água deves poupar!” que serão utilizados na construção de cartazes. Também foram também construídos pequenos livros, com a técnica de origami, onde os alunos escreveram e ilustraram algumas dicas para poupar água, que foram depois digitalizados e reproduzidos para divulgação das ações sustentáveis junto dos colegas, pais, familiares e vizinhos. Houve ainda uma pequena sementeira, para observação da germinação de feijões, grão de bico, e sementes de amores-perfeitos (flores), para posterior plantação na horta escolar, nesta atividade foram utilizados vasinhos ecológicos, feitos pelas assistentes operacionais, com a reutilização de cápsulas de café. Ainda, na pequena biblioteca escolar, deu-se destaque a várias obras com títulos sobre o tema, que foram explorados pelos alunos em sala de aula. Na segunda-feira, já sem chuva, realizaram-se algumas atividades no espaço exterior do edifício escolar, tais como: observação e manutenção dos comedouros para pássaros colocados nas árvores da escola; preparação da terra da horta escolar e cultivo de favas, ervilhas, couves, alfaces e salsa; Transplantação dos morangueiros e ainda a limpeza do espaço escolar, com a colocação das folhas secas no compostor. Trabalhou-se ainda a importância da separação de resíduos e colocação dos mesmos nos respetivos contentores, onde para além de jogos realizados em sala de aula, os alunos, como habitualmente fazem, deslocaram-se ao eco-ponto mais próximo e mostraram como se deve dar o primeiro passo, com a separação dos lixos no processo da reciclagem.
Avaliação/impacto
O abraço coletivo da escola a esta problemática foi tão forte, que a maioria dos projetos que se encontram em desenvolvimento pelos alunos privilegiam ações sustentáveis. Esperem para ver o resultado nas decorações de Natal!