Objetivo
Incentivar a comunidade a adotar medidas ambientais em prol do planeta, realizando ações práticas e concretas que visem a defesa ambiental.
Número de participantes
220 alunosDescrição
Por sugestão da ABAE, neste dia, a escola colocou a bandeira Eco-Escolas a meia haste, até ao dia 30/09/2019. A coordenação Eco-Escolas sugeriu, também, que, em âmbito de sala de aula/grupo, os responsáveis e mesmo os docentes das Atividades de Enriquecimento Curricular falassem com os alunos sobre os riscos do nosso Planeta, com as alterações climáticas, através de uma história, vídeo temático ou atividade que julgassem mais pertinente. Foi, igualmente, solicitada a adoção de algumas medidas, como por exemplo a não utilização de todas as luzes na sala, para despertar o interesse dos alunos/crianças. Associado a este tema, os alunos dos 3ºs anos A e B participaram na atividade Limpar o Funchal do Mar à Serra – Clean Up the World, organizada pela Câmara Municipal do Funchal, que se associou a esta greve, limpando a estrada Visconde Cacongo, com o apoio de alguns docentes que se juntaram a esta iniciativa. Alguns alunos realizaram, ainda, trabalhos com materiais reutilizados na Biblioteca e, em contexto curricular, o 4º B elaborou cartazes temáticos, apelando à consciência ambiental. “JUNTOS POR UM PLANETA MAIS LIMPO E ATENTO!” foi o nosso lema!
Avaliação/impacto
A nossa escola participou, pela primeira vez, numa greve climática. Houve muita adesão dos alunos, professores e funcionários à iniciativa, tanto a nível de trabalhos, como na adoção de medidas que visam melhorar as nossas atitudes para com o meio ambiente. As iniciativas realizadas surtiram efeito junto da comunidade, tanto no colocar a bandeira a meia haste, como na ação de limpeza da rua, interagindo com o meio envolvente.