Objetivo
Promover a cidadania ativa e consciente;
Desenvolver a atitude cívica individual e familiar;
Sensibilizar a comunidade para a importância do desenvolvimento sustentável;
Desenvolver o sentido reflexivo e o espírito critico;
Desenvolver a criatividade
Promover a articulação entre áreas disciplinares e projetos Interdisciplinares
Número de participantes
20Descrição
Os alunos do 10º Ano da disciplina de Geografia A e os alunos com Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, no âmbito da área curricular Vida na Comunidade, em articulação com o projeto Eco-Escolas participaram na atividade No dia da Terra a minha família compromete-se pelo clima. Desenvolveram a atividade em casa e individualmente enquadrada pelo regime de ensino à distância. Cada aluno refletiu em família e selecionou os compromissos assumidos em defesa do Clima. Posteriormente ilustrou um ou vários dos compromissos assumidos e preencheram o inquérito. Estes trabalhos foram enviados através do Google Classroom para a professora de Geografia e coordenadora do projeto Eco-Escolas, que divulgou a atividade na página da escola.
Avaliação/impacto
Forte impacto nos alunos e nas famílias. Conseguiu-se a articulação entre áreas disciplinares e projetos interdisciplinares, como o Eco-Escolas. Todos os compromissos assinalados e assumidos contribuem direta ou indiretamente para a ação climática. Os compromissos assumidos pelos alunos foram:
-Participar ativamente nas “brigadas” Eco-Escolas e/ou nos Conselhos Eco-Escolas
-Contribuir para a plantação de, pelo menos, 1 árvore por ano
-Fechar sempre a torneira enquanto lavamos os dentes ou ensaboamos as mãos
–Ir a pé ou de bicicleta para a escola ou para o trabalho, pelo menos, duas vezes por semana
-Usar sempre o transporte público nas deslocações casa-escola ou casa-trabalho, em vez do transporte individual
-Fazer caminhadas com regularidade
-Conhecer, durante as férias, espaços naturais de qualidade, preservando a sua biodiversidade
-Comer sopa e fruta todos os dias
-Doar roupas/livros ou outro material pelo menos uma vez por ano
-Separar os resíduos todos os dias, colocando-os posteriormente nos ecopontos adequados
-Participar em, pelo menos uma ação de limpeza de um espaço público por ano (praia, floresta, etc.)
-Não usar palhinhas, copos ou pratos de plástico descartável
-Incentivar o resto da família e amigos a elaborar uma lista de compras de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários.
-Incentivar o resto da família e amigos a fazer compras no comércio local e comprando produtos locais/portugueses