Objetivo
Promover o encaminhamento correto dos resíduos, reduzindo o desperdício; Dar a conhecer as vantagens da reciclagem e comparar com os malefícios da não valorização dos resíduos de embalagem para o ambiente e para a qualidade de vida de cada um; Aumentar a separação de resíduos na Escola.
Número de participantes
300Descrição
No dia 16 de janeiro, os alunos do 5º e 6º anos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o ambiente. Sob o lema “Lixo Culpado”, o Dr. Pedro Leite da empresa SUMA, fez uma breve descrição do que se passa com os objetos descartados, todos os dias, pelo Homem. Após mostrar várias imagens de lixo espalhado pelas ruas, as perguntas que se seguiram foram: “Quem é o responsável por isto?”; “A culpa de haver lixo abandonado no chão é… do próprio lixo ou é de quem o descartou?” Todos nós sabemos a resposta, mas que ações fazemos nós na nossa vida, em nossa casa, na nossa escola para prevenir este problema? Custa-nos admitir que todos tempos culpa e que, numa ou outra ocasião, já deitámos um papel para o chão ou não separámos os resíduos.
Nesta ação, ficámos a saber, por exemplo, que 7.000 pontas de cigarro vão parar ao chão… por minuto; uma simples pilha abandonada pode contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol por 50 anos e uma embalagem de 1l de óleo queimado contamina 15 anos de água que vamos beber. E se pensarmos que, em média, cada habitante faz 1,32kg de lixo por dia (média nacional de Portugal), facilmente chegamos à conclusão que todos os cidadãos têm de olhar para o planeta de uma nova forma e que é urgente mudar hábitos diários. Os 3 Rs da sustentabilidade (“Reduzir, Reutilizar e Reciclar”), são ações simples que fazem toda a diferença entre o consumidor e o meio ambiente. Ao adotarmos estas práticas, estamos a diminuir o nosso custo de vida (reduzir gastos, economizar) e a favorecer o desenvolvimento sustentável.
Durante esta semana, todas as turmas foram convidadas a visualizar e explorar alguns vídeos, com os respetivos diretores de turma, que mostram “para que serve o que separamos”
Avaliação/impacto
Os alunos mostraram-se interessados e participativos sendo o balanço muito positivo.