Objetivo
Sensibilizar todos e cada um de nós para a importância de tomarmos medidas para a proteção e preservação do ambiente.
Promover a diminuição da pegada ecológica de cada um.
Sensibilizar para a importância da produção das energias renováveis, da separação correta dos resíduos e preservação da floresta.
Fomentar a Educação ambiental.
Sensibilizar os alunos para práticas amigas do ambiente.
Promover a alimentação saudável e sustentável
Número de participantes
10Descrição
Para celebrar o Dia do Ambiente, e no âmbito do projeto Eco- Escolas, os alunos do CAA, da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, apesar do período de isolamento (como medida de combate à pandemia Covid-19) elaboraram uma maquete sob a orientação das docentes Ana Guiomar, Ana Valente e Paula Arnauth e com o apoio dos respetivos encarregados de Educação, Renato Godinho e Vanessa Santos. Para a elaboração desta maquete os alunos reutilizaram materiais, usando cartões, revistas, folhetos, materiais da natureza entre outros, fazendo um apelo à produção das energias renováveis, à separação correta dos resíduos, à florestação, em suma, a um ambiente limpo e saudável. Na impossibilidade destes alunos darem continuidade à horta biológica na escola, fizeram as suas plantações em casa, aproveitando, agora, a Maquete para as transplantarem.
Ainda neste âmbito, estes alunos, sob a orientação das referidas docentes e com a colaboração dos encarregados de educação aceitaram uma das propostas da ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa para celebrar a Semana do Ambiente (no campo da alimentação saudável e sustentável) e confecionaram uma receita saudável de Brigadeiros Nutritivos, da nutricionista BárbaraOliveira-#BrigadeirosDaBárbara.
Avaliação/impacto
A distância não impediu estes jovens de participar com empenho e entusiasmo na realização de tarefas em prol de um Planeta Sustentável.