A água um recurso ameaçado- Que posso eu fazer?

A água um recurso ameaçado-  Que posso eu fazer?

Objetivo

 

  • Reconhecer a importância da água na vida das populações 
  • Identificar problemas relacionados com o uso e/ou escassez de água
  • Identificar situações de utilização de água na higiene pessoal como exemplo de uma das utilizações da água no dia-a-dia 
  • Refletir sobre a importância da poupança de água
  • Aceder a informação mais vasta sobre a água
  • Reconhecer o papel de cada criança e jovem na construção de um mundo mais sustentável.
  • Despertar nos alunos uma atitude de inquietação e vontade de intervenção que passe a ser uma constante das suas vidas

Número de participantes

105

Descrição

A água é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos. Por muitos milhares de anos, subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, esta ideia tinha como base a abundância deste recurso natural na Natureza.

Nos nossos dias, o desperdício, aliado ao aumento da procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida (higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza, indústria e agricultura), e nem sequer temos a noção da sua importância, temos aqui a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência.

Face à situação atual e pela necessidade urgente de se adotarem comportamentos que travem a degradação da vida no planeta é importante:

– reforçar o desenvolvimento de conhecimentos e competências que suscitam a adoção de hábitos promotores da qualidade de vida;

-proporcionar aos alunos a oportunidade de mobilizar competências e conhecimentos científicos e tecnológicos vários, através

de uma situação-problema.

Esta atividade irá permitir ainda trabalhar as Aprendizagens Essenciais Transversais previstas para as diferentes disciplinas que

integram a DAC ( Domínio da Autonomia Curricular).

Avaliação/impacto

 

observação direta;

Instrumento(s) de observação listas de verificação (check-list);

Escola Básica de Palmeira | Braga
Produção e Consumo Sustentáveis - Objetivo 12
Publicado a

12/02/2021

Submeter um comentário