Objetivo
- Reconhecer a importância da água na vida das populações
- Identificar problemas relacionados com o uso e/ou escassez de água
- Identificar situações de utilização de água na higiene pessoal como exemplo de uma das utilizações da água no dia-a-dia
- Refletir sobre a importância da poupança de água
- Aceder a informação mais vasta sobre a água
- Reconhecer o papel de cada criança e jovem na construção de um mundo mais sustentável.
- Despertar nos alunos uma atitude de inquietação e vontade de intervenção que passe a ser uma constante das suas vidas
Número de participantes
105Descrição
A água é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. As primeiras formas de vida surgiram nos oceanos há cerca de 4 milhões de anos. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos. Por muitos milhares de anos, subsistiu a ideia de que a água era um recurso infinito, esta ideia tinha como base a abundância deste recurso natural na Natureza.
Nos nossos dias, o desperdício, aliado ao aumento da procura deste recurso, tornou-se num problema que requer a atenção de todos, devido à decrescente disponibilidade de água doce no nosso planeta. Se tivermos em conta que diariamente usamos a água nas mais diversas atividades na nossa vida (higiene pessoal, alimentação, rega e limpeza, indústria e agricultura), e nem sequer temos a noção da sua importância, temos aqui a prova de que ainda temos muito que aprender relativamente à importância deste recurso na nossa sobrevivência.
Face à situação atual e pela necessidade urgente de se adotarem comportamentos que travem a degradação da vida no planeta é importante:
– reforçar o desenvolvimento de conhecimentos e competências que suscitam a adoção de hábitos promotores da qualidade de vida;
-proporcionar aos alunos a oportunidade de mobilizar competências e conhecimentos científicos e tecnológicos vários, através
de uma situação-problema.
Esta atividade irá permitir ainda trabalhar as Aprendizagens Essenciais Transversais previstas para as diferentes disciplinas que
integram a DAC ( Domínio da Autonomia Curricular).
Avaliação/impacto
observação direta;
Instrumento(s) de observação listas de verificação (check-list);