Objetivo
Sensibilizar para a redução do uso de herbicidas no controlo das ervas espontâneas pelos municípios e pela população em geral. A importância destas para o equilíbrio dos ecossistemas é enorme e não deve ser menosprezada. O abuso da utilização de herbicidas tem várias consequências na saúde humana, nos aquíferos, nos solos e na biodiversidade.
Número de participantes
207Descrição
Durante esta semana está patente uma exposição, no laboratório de ciências naturais do 3º ciclo, com desenhos das ervas espontâneas, encontradas na zona urbana de Lisboa, realizados por artistas plásticos. A exposição foi promovida pela Quercus. Foi elaborado um vídeo, a partir das fotografias dessa exposição, que contempla mensagens de sensibilização para a importância ecológica destas plantas e os perigos do uso de herbicidas no seu controlo. A exposição foi disponibilizada também aos professores que lecionam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento para poderem abordar com os alunos do 2º ciclo.
Avaliação/impacto
Esta abordagem associa a arte gráfica à educação ambiental proporcionando uma outra visão sobre as ervas espontâneas. A beleza da exposição cria impacto sendo um excelente mote para a abordagem desta temática.