Dia da Terra

Dia da Terra

Objetivo

Hastear a 14ª Bandeira Verde

Sensibilizar a comunidade para a preservação e sustentabilidade do Planeta.

Número de participantes

150

Descrição

Penduramos todas as Bandeiras Verdes recebidas nos anos anteriores nos muros da escola e todos juntos, mas separados por turmas, no estacionamento da escola, recebemos o Sr. Presidente da Junta que descerrou o 3º selo da Escola Amiga da Criança, ao som duma canção criada para o efeito.

Depois, subimos ao recreio e à volta do mastro, hasteamos a nossa 14ª Bandeira que foi içada, como é habitual, pela criança mais nova do JI e pela mais velha do 4º ano, ao som da canção: Bandeira Verde é a nossa missão, seguida do Hino Eco-Escolas e no final a canção :Possível é!  Todas  estas canções foram criadas pelo professor de música, pai de uma das nossas crianças.

A seguir todas as crianças, turma a turma,  distribuíram pela horta biológica e  árvores do recreio, vários objetos construídos com materiais recicláveis: borboletas, planetas Terra, casinhas, comedouros e bebedouros para aves e espantalhos que decoraram e deram mais brilho ao nosso recreio. Para terminar a cerimónia cantámos a canção: O Planeta é o nosso lar!

De tarde fomos monitorizar os Pilriteiros plantados há três anos num terreno perto da escola onde fizemos um piquenique com tostas barradas com compotas confecionadas na escola, das frutas do nosso pomar.

Avaliação/impacto

As atividades correram bem e foram do agrado das crianças. Todas estão sensibilizadas para a preservação da natureza e mantêm diariamente atitudes e comportamentos ecológicos. São elas os veículos transmissores dos valores de cidadania em suas casas e da alteração de mentalidades de alguns familiares.

Esteve presente uma repórter do jornal A Voz de Trás Os Montes que publicará a notícia e divulgará à comunidade as atividades realizadas.

Jardim de Infância e EB do Prado | Vila Real
Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

26/04/2021

Submeter um comentário