Objetivo
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis;
Promover a intervenção e a participação da comunidade em questões de carácter ambiental;
Estimular a aquisição de conhecimentos e fomentar a reflexão acerca das problemáticas ambientais;
Incentivar a adoção de atitudes e práticas de preservação e valorização do ambiente.
Alertar para a problemática das Invasoras;
Plantar plantas autóctones;
Alertar para os benefícios e problemas associados ao FOGO.
Número de participantes
60Descrição
No âmbito do Programa Círculo Mágico, dinamizado pela Câmara Municipal de Loures, cujo tema este ano letivo é o FOGO, os alunos dos 5ºA, 7ºB, 8ºA, 8ºB, 8ºC e CEF após terem assistido a EcoAulas e terem desenvolvido EcoInvestigações encontram-se agora na fase das EcoCampanhas. Assim, durante esta semana foram divulgadas no átrio da EBGHD apresentações desenvolvidas pelas turmas. Os alunos de 5º ano apresentaram temáticas relacionadas com este elemento natural no planeta, que pode ser visto como forma de destruição das florestas, dos recursos naturais, da biodiversidade e causa das alterações climáticas. Contudo, trata-se, igualmente, de uma importante fonte de energia e essencial para o equilíbrio dos ecossistemas. Os alunos do 3º Ciclo, com a orientação dos professores responsáveis, realizaram uma apresentação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e análise estatística de um inquérito aplicado à comunidade educativa sobre a Qualidade do Ar. Foi também desenvolvido em interdisciplinaridade um poster e um flyer relativo às invasoras “Alerta Invasoras”, em que se alerta para as plantas não nativas que causam impactos ambientais e económicos negativos.De forma a promover as plantas autóctones, nomeadamente o sobreiro e o carvalho, árvore capaz de impedir a propagação de incêndios florestais, existiram vários Momentos de ATUAR, em que os alunos plantaram árvores na própria escola e levaram a cabo campanhas a alertar para o perigo das invasoras, nomeadamente a erva das pampas, Cortaderia selloana, e as mimosas, Acacia dealbara, prontas a germinar em qualquer altura, em especial após os incêndios.Os trabalhos foram partilhados com os alunos de todas as turmas que participaram no programa.
Avaliação/impacto
Os alunos cumpriram os objetivos estipulados e irão continuar a plantar autóctones na escola.