Objetivo
Promover formas de mobilidade sustentável junto dos alunos;
Melhorar as condições locais para a mobilidade dos transeuntes;
Número de participantes
15Descrição
A “Rota Eco-Escolas”, dinamizada pelo Município de Braga e coordenada pelo Programa Eco-Escolas, visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva. À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa arrancou, uma vez mais, na nossa escola, que levou à Escola EB 2,3 de Tadim uma bandeira das Eco-Escolas e um pergaminho, onde constam as nossas sugestões de melhoria para o percurso que efetuámos.
Pelo caminho encontrámos muitos locais sem passeio ou com passeios muito estreitos, bermas ocupadas, com lixo ou carros estacionados a impedir-nos de caminhar na berma. Detetamos, ainda, passeios altos sem rampas, impossibilitando o acesso de peões com mobilidade reduzida.
Chegados à EB 2,3 de Tadim, fomos recebidos pelo Diretor da Escola e pelo coordenador do projeto Eco-Escolas, que nos mostraram as instalações escolares e nos ofereceram um lanche para repor energias. Agora o nosso testemunho irá passar por outras escolas, até chegar ao Senhor Presidente da Câmara que tentará solucionar os problemas que enunciamos.
Avaliação/impacto
Estas atividades desenvolvidas junto da comunidade têm sempre um impacto positivo, na medida em que despertam as pessoas para problemáticas que muitas vezes não são pensadas. O impacto maior que esta atividade poderá ter será avaliado depois de finalizada a rota, através da melhoria do troço percorrido, com a alteração dos pontos enunciados.