Exposição dos trabalhos realizados no âmbito do desafio “O Mar Começa Aqui”

Objetivo

Compreender a necessidade de preservar os ecossistemas aquáticos e a biodiversidade marinha. Educar para uma cidadania ativa, promovendo a reflexão de que”Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Estimular o desenvolvimento de ações que conduzam a uma maior conscientização da nossa responsabilidade face ao desaparecimento de vários ecossistemas aquáticos. Fomentar a criatividade dos alunos e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, através do desenvolvimento de atividades transversais a várias àreas do saber.  

Número de participantes

73

Descrição

Após ter sido lançado o desafio “O Mar Começa Aqui” pela equipa Eco-Escolas, os alunos do 6.º ano da Escola Básica Vasco Santana deram início ao projeto, sob a orientação da docente de Educação Visual, Paula Serrano, demostrando entusiasmo. Na primeira fase do projeto, os alunos foram sensibilizados para a importância das sarjetas e sumidouros no passeio, enquanto importantes dispositivos dos fluxos de água, e para a problemática relacionada com a incorreta deposição dos resíduos e a consequente contaminação das linhas de água. Com vista à sensibilização da comunidade escolar para esta problemática, que reforça que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, os alunos deram asas à imaginação e criatividade, e realizaram com dedicação desenhos originais. Numa segunda fase, que decorreu nos últimos dias, foram submetidos 73 desenhos, que fazem parte integrante de uma exposição sob o título “O Mar começa aqui”. Paralelamente, procedeu-se à votação, através de uma apresentação em Google Slides, que compilava os desenhos a concurso seguido de um questionário realizado no Google Forms, através do link a partir do qual a comunidade educativa poderia votar. Apurou-se assim o desenho que recolheu mais votos, cuja autora foi a aluna Joana Teixeira. Este retrata o ecossistema marítimo ameaçado pela poluição de qualquer tipo de resíduos, entre eles, os provenientes das sarjetas. Esta imagem apresenta em redor da sarjeta diferentes espécies, tais como peixe-palhaço, caranguejo, estrela-do-mar, cavalo-marinho, tartaruga-marinha-comum, baleia e golfinho, em volta de uma mancha azul representativa do mar a transbordar pelo passeio. Hoje, Dia Mundial da Terra, a exposição teve ainda mais “visitantes”. O dia chuvoso e cinzento, fez com que os alunos não se deslocassem tanto para o exterior, permitindo uma contemplação mais atenta!

Avaliação/impacto

A criatividade, o empenho e a elevada participação dos alunos. O sentido de responsabilidade em escolher o desenho que será pintado junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.

Escola Básica Vasco Santana | Odivelas
Saúde de qualidade - Objetivo 3Educação de qualidade - Objetivo 4Igualdade de género - Objetivo 5Água potável e saneamento - Objetivo 6Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Publicado a

22/04/2022

Submeter um comentário