Ação 5: Fazer uma Festa Verde

Ação 5: Fazer uma Festa Verde

Objetivo

Há melhor maneira de organizar uma festa verde do que usar algo verde? Arranje qualquer peça de roupa verde que já tenha em casa, mas não compre nada de novo! Se precisar, considere pedir algo verde a um amigo ou membro da família.

  • Em seguida, encontre um bom lugar para a sua festa verde na sua varanda, no seu jardim, ou numa área pública externa. Há muitas maneiras de celebrar:
  • Faça uma limpeza de lixo de um espaço verde próximo. Pode ser uma floresta, parque, praia, ou até mesmo o seu terreno escolar. Organize com os seus amigos e colegas de trabalho e crie algum tempo para uma limpeza!
  • Crie um alimentador de aves com diferentes tipos de sementes, faça uma estação de água para abelhas e outros polinizadores ou plante algumas flores silvestres nativas lá fora.
  • Pode encontrar mais ideias aqui: https://youtu.be/EWtchv7aU7Y Pode levar algum tempo até que os seus convidados selvagens encontrem o caminho para a festa, então permaneçam pacientes! Quando chegarem, tire uma foto da sua celebração da biodiversidade ao ar livre e partilhe-a na aplicação.
  • Lembre-se de não assustar os seus convidados e visitantes!
  • Tire fotos da sua celebração verde e partilhe no FB/Instagram com os hashtags #GlobalActionDays, #MyActionsMatter, #GAIA2030, #GenerationRestoration e #LitterLessCampaign!

 

Número de participantes

30

Descrição

No âmbito do projeto Brigada #AMARoMAR , a Abae Portugal (Programas @bandeira.azul e Eco-Escolas) encontra-se a dinamizar ações para a limpeza de praias, com mais de 100 escolas em todo o país, contando com o apoio do Pingo Doce.

Com o objetivo de alertar para a problemática do lixo marinho, a atividade consiste na monitorização e recolha dos resíduos na praia, na comparação dos dados ao longo do tempo, na comunicação e apresentação dos resultados, e no envolvimento da escola e comunidade local.

No dia 30 de abril, a Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos deu o seu contributo na limpeza da praia do Magoito, no concelho de Sintra.

Avaliação/impacto

– Adoro fazer festas! E as que ajudem o ambiente e os seres vivos, ainda melhor!!
Foi por isso, que no dia 30 de abril, fui participar na atividade BrigadaAMARoMAR, apanhar lixo na Praia do Magoito, inserido num projeto da ABAE. Estava um tempo incrível, o que fez com que a experiência fosse ainda mais agradável! No fim, vi a grande quantidade e variedade de lixo que nós produzimos sem sequer percebermos a dimensão que isso pode causar!! É uma atividade onde se descobre a quantidade e variedade de lixo que fazemos e o quanto pode afetar o ambiente e os seres vivos. Aprendi os tempos de decomposição de diversos objetos, como cotonetes, esponjas, materiais de pescas, entre outros. (Laura R.)
– Foi uma manhã muito interessante…. deveríamos de fazer esta atividade mais vezes pois é muito produtiva e aprende-se muito, como por exemplo, que a maior parte do lixo não é deitado na praia mas pode ter voado ou ser mandado pela sanita abaixo e ir pelos esgotos. (Inês M.)
– Esta atividade também serviu para demostrar que poucos gestos podem fazer grande diferença, basta o fazer e tentar incentivar outras pessoas a terem o mesmo gesto. (Beatriz C)
– Um excelente resultado e um nobre objetivo. Já é a segunda em que participo e estou orgulhoso de fazer parte deste grupo. (André C.)
– Adorei a atividade Brigada#AMARoMAR, recolher lixos na praia foi ótimo e poder participar desta atividade que além de ser divertida é uma forma de interação com o ambiente e também com os colegas. Pretendo fazer mais vezes. (Meryele T)
– Foi uma manhã muito divertida e aprendemos informação importante sobre os resíduos que normalmente aparecem nas praias e quanto tempo demoram decompor-se. Encontrámos muitos cotonetes, beatas, restos de instrumentos de pesca e muitos plásticos pequeninos. Foi uma experiência a repetir. (Ema M.)
– Foi uma experiência única a recolha de resíduos na praia do Magoito, deram-nos a conhecer vários outros tipos de lixo que se podem encontrar nas praias para além dos que conhecíamos. Agradeço a presença da ABAE e de todos os que estiveram presentes que tornaram esta atividade possível, esta manhã, e será para recordar. (Rodrigo T.)
Escola Básica do Alto dos Moinhos | Sintra
Proteger a Vida Marinha - Objetivo 14
Publicado a

05/05/2022

Submeter um comentário