Objetivo
Promover ações de sensibilização junto dos jovens para a importância da regeneração e preservação da biodiversidade.
Promover o conhecimento de espécies autóctones, em particular o castanheiro.
Número de participantes
30Descrição
Para assinalar o Dia da Floresta, na Escola Secundária de Estarreja, foi plantada uma árvore autóctone, de folha caduca, o castanheiro, Castanea sativa. A iniciativa foi tomada pela turma 11.ºB que, em outubro, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, sob a orientação da professora Graça Rodrigues, estudou os processos de reprodução nas plantas, nomeadamente a reprodução dos castanheiros, através da germinação de castanhas. Em articulação com a disciplina de Educação para a Cidadania e com o Programa Eco Escolas, o pequeno castanheiro, resultante da germinação de uma das castanhas, foi plantado no recinto da escola, junto ao Bloco A, de modo a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da plantação de árvores autóctones e partilhar com os alunos mais novos alguns conhecimentos sobre espécies autóctones, alóctones e invasoras.
Esta data foi, ainda, assinalada com uma sessão de sensibilização, na turma do 9ºB, durante a aula de Geografia, relativa às problemáticas da Desflorestação e Desertificação, dinamizada pelas alunas Cristina Xia e Iris Silva, do 10ºB, mediante convite da sua ex. professora, Fátima Silva.
Plantar uma árvore é cuidar do planeta!
Avaliação/impacto
O balanço foi bastante positivo, uma vez que se registou um grande envolvimento, interesse e responsabilidade por parte dos alunos promotores da atividade (da turma do 11ºB), para além dos conhecimentos científicos partilhados com os alunos mais jovens. Tratou-se de uma atividade impactante na medida em que os alunos ficaram a conhecer diversas espécies autóctones, alóctones e invasoras (uma das metas do Plano de ação do Programa ECO ESCOLAS da Escola Secundária de Estarreja).