Objetivo
Criação de um borboletário no recinto escolar.
Sensibilização da comunidade escolar para ações promotoras da regeneração e preservação da biodiversidade.
Número de participantes
50Descrição
Por iniciativa da professora Ana Clara Correia, em articulação com o ECO Conselho da Escola Secundária de Estarreja, no âmbito do programa ECO ESCOLAS, foi realizada uma experiência piloto com a criação de um Borboletário. Depois de criadas as condições necessárias ao desenvolvimento da espécie em observação, foi feito o acompanhamento da processo, desde a fase da lagarta da arruda à libertação da borboleta cauda-de-andorinha, nos espaços verdes do recinto escolar, com a presença de vários elementos da comunidade escolar.
A borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon) é uma das espécies mais comuns do Borboletário e sem dúvida uma das mais bonitas de Portugal. (in, Borboleta cauda-de-andorinha | Museu Nacional de História Natural e da Ciência (ulisboa.pt))
Avaliação/impacto
O balanço foi extramente positivo por se tratar de um projeto inovador, reunindo a satisfação de todos os intervenientes. Face ao sucesso alcançado e ao envolvimento da comunidade escolar, ser-lhe-á dada continuidade no próximo ano letivo.