Objetivo
Conhecer o património cultural da água; Conhecer a gestão das águas urbanas.
Descrição
No dia 23 de setembro foi concretizado a primeira visita às Águas do Porto. A visita guiada começou com a Débora Silva, jovem funcionária das
instalações e com o convidado arquiteto Mário. Durante a visita foi possível ver que algumas fontes do jardim traseiro da sede estavam em obras e
remodelações, foi possível receber uma ideia sobre em que consiste as instalações das Águas do Porto, os jardins, as fontes, a sede em si e da história tanto do local como da cidade.
Já na sexta-feira dia, dia 10 de outubro a Débora Silva deslocou-se até à Escola Profissional de Campanhã com o objetivo de complementar informações sobre o património da água e da empresa municipalizada em questão. Durante a sua apresentação, com um PowerPoint bastante rico em informações e conteúdo audiovisual, a jovem conseguiu cativar os alunos e interagir com a turma a um nível muito agradável. No PowerPoint e durante dita apresentação foi explicado o conceito de património, a evolução da distribuição de água no distrito e as várias curiosidades como o património imaterial, as profissões relacionadas e o património naturas da cidade e do país.
Com a última visita realizada a dia 19 de outubro foi possível observar em visita guiada comandada mais uma vez pela Débora Silva, o jardim
na sua totalidade, com um relato de cada fonte e estrutura e das suas histórias e origens. Apesar do tempo estar chuvoso, a visita foi bastante interativa e foi passado bastante conhecimento e informação sobre a história da água da cidade e do distrito do Porto.
De salientar, durante todos os momentos, a dedicação da jovem Débora Silva em instruir as mentes jovens sobre um tema que não é tão mencionado, assim como o bom ambiente e interação proporcionado.
Avaliação/impacto
Atividade positiva e que desenvolveu nos alunos uma forte motivação pelo tema da água. A interação e ambiente agradáveis proporcionaram aos alunos esclarecer as suas dúvidas assim como mostrar um espaço que podem usufruir na cidade.