Objetivo
Um dos objetivos da comemoração deste dia, é mostrar à comunidade que, mais uma vez, fomos oficialmente reconhecidos como Eco-Escola, isto é, uma escola que promove, dinamiza e desenvolve atividades educativas relevantes em prol do ambiente. Significa, também, que com o trabalho de todos tem sido possível implementar práticas mais sustentáveis no dia-a-dia da escola, as quais, por ação dos alunos, também se vão estendendo à comunidade.
Hastear da Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, que certifica, como ecologicamente relevante todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior.
Inspirar, motivar para prosseguirmos um trabalho que, à partida, sabemos ser naturalmente inacabado.
Número de participantes
80Descrição
A Escola de Gualtar, pertencente ao Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, em Braga, dinamizou as comemorações do GLOBAL ACTION DAY, no passado dia 24 de Novembro, com um vasto programa que se desenvolveu ao longo da semana.
O programa era composto por vários momentos, tais como a cerimónia do hastear da bandeira Eco Escolas, o momento musical pelo coro dos alunos da escola, a oficina itinerante “Granadas de sementes”, uma ação de limpeza do espaço envolvente à escola, a monitorização dos papelões da escola.
Nesse dia, as comemorações foram iniciadas com as atividades de plantação de árvores autóctones assim como a elaboração de granadas de sementes melíferas.
Depois às 11h teve lugar a cerimónia do içar da bandeira verde, onde estiveram presentes o Vereador Altino Bessa e outros representantes do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, a Diretora do Agrupamento Drª Hortense Santos, a Adjunta da diretora Drª Isabel Rodrigues, a Coordenadora de escola Drª Isabel Dias, as coordenadoras do Eco Escolas, Professora Maria de Fátima Gaspar e professora Raquel Malheiro.
A professora Maria de Fátima Gaspar abriu a cerimónia com um breve discurso, onde voltou a referir a importância do programa Eco-Escolas, e que, mais uma vez, fomos oficialmente reconhecidos como Eco Escola, isto é, uma escola que promove, dinamiza e desenvolve atividades educativas relevantes em prol do ambiente. Significa, também, que com o trabalho de todos tem sido possível implementar práticas mais sustentáveis no dia-a-dia da escola, as quais, por ação dos alunos, também se vão estendendo à comunidade.
De seguida ouviu-se o Hino “Salvar o Planeta” com letra da autoria da turma do 6º D,(articulado da musica 2021-22) da escola Mosteiro e Cávado e musica de Célio Peixoto, nas vozes dos alunos do coro da escola dirigido pela maestrina, Ana Paula Matos, responsável pelo coro. Após esta bela apresentação e ao som da música “ Conquista do Paraíso” de Vangelis, quatro alunas transportaram a bandeira aberta ao longo das escadas até ao átrio onde se encontrava o coro.
Seguidamente, procedeu-se ao Hastear da Bandeira Eco Escolas 2021-22, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), acompanhado pelo hino da escola entoado pelo coro da escola e dirigido pela Professora Ana Paula Matos.
Para encerrar esta cerimónia, o Vereador da Câmara de Braga, Altino Bessa, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Hortense Santos, dirigiram umas breves palavras realçando a importância do projeto Eco-escolas e o dever de todos os alunos contribuírem para um futuro melhor, protegendo o ambiente e o planeta.
A atividade encerrou com os discursos do Vereador Altino Bessa e da diretora.
Avaliação/impacto
Os alunos aderiram de forma muito entusiástica e participativa.
A mensagem transmitida funcionou como motivação e um apelo à continuação do nosso empenho pela sustentabilidade.