Objetivo
Os objetivos da atividade são os seguintes:
Estimular a comunidade escolar para o exercício da cidadania ativa.
Incentivar à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta, nomeadamente, no âmbito do combate à poluição.
Número de participantes
250Descrição
A campanha GAD(#GlobalActionDays), que se realiza todos os anos em abril, tem como objetivo demonstrar como as nossas ações coletivas e individuais no âmbito da redução da poluição e da promoção do consumo responsável, podem ter um impacto significativo no nosso bem-estar, nas nossas comunidades, e na sustentabilidade do nosso planeta.
O que se propõe aos alunos das várias turmas da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral é que, através do jogo da roleta “Deixa o Mundo Girar!”, selecionem duas áreas de intervenção, de entre as cinco disponíveis (Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e, no âmbito de cada uma dessas áreas, escolham uma ação concreta, que se comprometem levar a efeito, contribuindo, dessa forma, para deixar o mundo um pouco melhor.
O jogo e as oportunidades de educativas (ações concretas) estarão disponíveis, no átrio principal da Escola:
- GIRA A ROLETA E SELECIONA DUAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO;
- ESCOLHE UMA AÇÃO CONCRETA POR CADA UMA DAS ÁREAS SELECIONADAS”;
- DETERMINA UMA DATA PARA REALIZAR CADA UMA DAS AÇÕES ESCOLHIDAS;
- COLA O PAPEL DAS ESCOLHAS NO PAINEL;
- REALIZA AS AÇÕES E TIRA FOTOS;
Desafia-te e desafia os teus colegas de turma. “Deixa o Mundo girar, para o lado que quer!”.
Avaliação/impacto
O que se pretende é que os alunos das várias turmas escolham ou proponham ações concretas que tornem o nosso mundo um pouco melhor, nomeadamente, no que diz respeito ao combate contra a poluição.
Serão duas ações por turma, a multiplicar pelas 23 turmas da Escola, caso corra bem.
É necessário que cada aluno sinta a importância de assumir um compromisso no que diz respeito à sustentabilidade do nosso planeta. O facto de as ações serem realizadas no âmbito da turma torna este desafio mais fácil e interessante.