Objetivo
Comemorar o Dia da Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia 2024.
Promover campanhas de sensibilização pela importância e preservação da floresta.
Sensibilizar os alunos para a importância das árvores no equilíbrio ecológico, na qualidade do ar, na biodiversidade e prevenção da erosão dos solos.
Promoção da plantação de árvores: aumentar a consciencialização sobre a importância da reflorestação e da plantação de árvores no combate às alterações climáticas, melhorar a qualidade do ar e fornecer habitats para a vida selvagem.
Replantar e promover a manutenção de espécies autóctones no recinto escolar.
Dar a conhecer aos alunos as espécies autóctones e a importância das árvores mesmo em meios urbanos e da preservação dos recursos florestais.
Promover a literacia ambiental e articulação multidisciplinar e de cidadania ativa.
Número de participantes
40Descrição
Dia da Mundial da Árvore, da Floresta e da Poesia no AEV, plantação de um azevinho e leitura de poemas de autores portugueses sobre árvores e floresta. Participação das turmas 10ºVD, 9ºRC e Programa Eco-Escolas da EBS Vilela e EBS Rebordosa do Eco-Agrupamento de Escolas de Vilela. Dia da Árvore, Dia da Poesia, Dia da Floresta. O dia 21 de março é tudo menos uma página em branco no que toca a efemérides. Criado em 2012 por iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional das Florestas tem como objetivo principal a sensibilização do público em geral para a importância de todos os tipos de florestas no planeta. Neste ano de 2024, o tema é “Florestas e Inovação: novas soluções para um mundo melhor”. Os alunos das turmas envolvidas, em articulação com o programa Eco-Escolas do Eco-Agrupamento, Clube da Floresta e as disciplinas de Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, plantaram nos espaços verdes do recinto escolar, alvo de recente intervenção e poda, um azevinho como árvore autóctone da região e declamaram poemas de autores portugueses sobre as árvores e floresta como Nuno Júdice, Sophia de Mello Breyner Andresen e Camões. Esta atividade serviu de mote também à participação no desafio da FAPAS: postal digital #árvoresextraordinárias2024.
Avaliação/impacto
Alunos e docente avaliaram a atividade de excelente, pela comemoração fora de sala de aula destas efémeres, pela ligação do Dia da Floresta e da árvore ao Dia Mundial da Poesia e por tomarem parte de um gesto de cidadania ativa e de preservação das espécies autóctones no recinto escolar, que ficará como legado para as gerações que irão passar na escola. Ficaram radiantes por substituíem uma árvore abatida por questões de segurança por uma nova espécie autóctone. Atividade esta que vem no seguimento da comemoração do Dia Da Floresta Autóctone em que todos os estabelecimentos do Eco-Agrupamento desenvolveram atividades de plantação de espécies autóctones em especial a macieira brava.