Atividade 2 – As Protetoras Silenciosas da Natureza

Atividade 2 – As Protetoras Silenciosas da Natureza

Objetivo

Promover o conhecimento sobre o papel das plantas na proteção e conservação do solo, destacando como as raízes evitam a erosão, mantêm a humidade e contribuem para a fertilidade. A atividade visa ainda sensibilizar os alunos para a importância da vegetação local na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e incentivar práticas sustentáveis, como o cultivo de plantas em espaços escolares e comunitários.

Número de participantes

48

Descrição

Nesta atividade, os alunos foram convidados a explorar o papel das plantas na proteção e regeneração do solo, como diferentes espécies contribuem para prevenir a erosão, manter a humidade, favorecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do solo.

Os alunos realizaram uma investigação sobre plantas com funções protetoras e outras espécies nativas ou cultivadas localmente. Foram observadas as suas características, tipos de raízes e benefícios ambientais.

Através desta ação, os participantes puderam compreender a importância no equilíbrio dos ecossistemas e aplicar conhecimentos de forma colaborativa.

Avaliação/impacto

A atividade revelou-se positiva. O contacto direto com plantas permitiu aos alunos consolidar aprendizagens de forma prática e visual, contribuindo para uma maior consciência ecológica. Participação ativa na identificação das espécies.

Desenvolvimento de autonomia e trabalho em equipa, através da organização dos grupos e da produção de materiais informativos.

A atividade deixou um contributo visível no espaço escolar nomeadamente de horta escolar, compostagem e jardinagem sustentável.

Estimulou o interesse dos alunos pela preservação do ambiente local e pelas boas práticas agrícolas e ecológicas.

Escola Profissional de Campanhã | Porto
Educação de qualidade - Objetivo 4Água potável e saneamento - Objetivo 6Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

07/05/2025

Submeter um comentário