Dia da Floresta/ Dia da Árvore

Dia da Floresta/ Dia da Árvore

Objetivo

-Proteger a biodiversidade autóctone.

-Sensibilizar para a preservação da floresta.

-Prevenir os incêndios.

-Conhecer fauna e flora da região.

Número de participantes

119

Descrição

A Escola foi de autocarro ao Parque Natural do Alvão plantar azevinhos e carvalhos oferecidos pela Quercus, num espaço cedido pela ICNF em que as covas foram abertas por funcionários da Junta de Freguesia. Depois de plantados e regados com água da barragem de Lamas de Olo, dividiram-se as crianças,95, em quatro grupos para as atividades organizadas com a duração de 15 a 20 minutos que foram rodando até percorrer todos. Num estava a engenheira da Quercus a falar da importância das árvores, noutro os vigilantes da Floresta da SEPNA que explicava os procedimentos para evitar incêndios e deixava as crianças experimentar os materiais, noutro os sapadores a mostrar como se apagavam os incêndios e noutro os agentes da GNR da Natureza a mostrar as armadilhas dos caçadores furtivos e do perigo que os animais da floresta sofrem com estas práticas. Estava previsto devolver à natureza uma águia de asa redonda recuperada no Hospital Veterinário da UTAD mas, porque não ficou completamente restabelecida, não se concretizou.

Avaliação/impacto

A atividade foi do agrado de todos os participantes e as crianças ficaram mais sensibilizadas para a proteção da natureza e da floresta.

Tiveram oportunidade de experimentar o equipamento que os agentes disponibilizaram e fizeram muitas perguntas mostrando interesse e preocupação.

Foi importante porque se estabeleceram parcerias com as diferentes instituições intervenientes: Quercus, ICNF,SEPNA, Escola Segura, Junta de Freguesia, Parque Natural do Alvão, UTAD.

Jardim de Infância e EB do Prado | Vila Real
Educação de qualidade - Objetivo 4Cidades e comunidades sustentáveis - Objetivo 11Ação Climática - Objetivo 13Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

29/04/2017

Submeter um comentário