Objetivo
A Rota das Eco-Escolas do Concelho de Ílhavo tem como principal objetivo fazer circular – de forma sempre o mais sustentável possível em termos de mobilidade – uma especial bandeira verde de Eco-Escola em Eco-Escola, juntamente com um pergaminho onde cada escola apresentará as respetivas sugestões para uma mobilidade cada vez mais sustentável, que a Câmara Municipal depois procurará efectivar.
Número de participantes
32Descrição
Os alunos representantes do Conselho Eco-Escolas (pelo menos dois alunos de cada turma) da Escola Básica da Gafanha da Nazaré, juntamente com a equipa de professores do Clube Eco-Escolas receberam no dia 28 de abril, das mãos dos alunos da Escola Básica do 1º ciclo da Chave e do representante da Câmara Municipal de Ílhavo, uma Bandeira Verde Especial e um Pergaminho onde escreveram uma proposta para uma mobilidade cada vez mais sustentável, a saber:
– Criação de uma ciclovia nas imediações da Escola Básica da Gafanha da Nazaré que permita uma circulação segura para os alunos que se deslocam em bicicleta e, consequentemente fomentar e privilegiar a utilização deste meio de transporte.
Posteriormente, os alunos e professores acima referidos, deslocaram-se a pé até à Obra da Providência para entregar o testemunho de uma mobilidade que se quer cada vez mais sustentável, a Bandeira Verde Especial e o Pergaminho.
O Clube Eco-Escolas realizou pequenos ambientadores naturais com aroma de tuia e forma piramidal para oferecer aos alunos das outras escolas que interagiram nesta atividade. Para a realização dos mesmos recorreu à reutilização de embalagens de cartão de cereais que encheu com resíduos de tuia triturada. O exterior destes ambientadores foi carimbado com imagens de bicicletas numa alusão à mobilidade sustentável.